terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MailTrack – Saiba se o destinatário leu o seu Email

Um dos problemas ou uma das incapacidades do Gmail é sabermos se o destinatário, pessoa a quem enviamos um email, recebeu e leu a mensagem. Há algumas ferramentas, de terceiros, que podem ajudar, já que nativamente não há nada que possamos usar.
É aqui que entra o MailTrack. Este plugin para Google Chrome, coloca à disposição uma funcionalidade muito semelhante a que encontra no WhatsApp, quando um email é enviado, a mensagem recebe um visto, quando é lido, a mensagem recebe dois.

O procedimento é muito simples: quando se escreve um mail, é colocado um tick  que confirma o envio dessa mensagem. Quando o destinatário abre o email, recebemos um segundo tick ✓✓ que alerta para o recebimento e leitura. Simples verdade?
É um estilo conhecido, o WhatsApp usa este sistema e é, na nossa óptica, o mais funcional para um sistema tão utilizado como é o Gmail.
Esta extensão, para o Google Chrome, confirma a entrega do seu e-mail na caixa do destinatário, informa-o a que horas a pessoa o abriu e em que dispositivo. Poderá saber que foi num PC, Mac, iPhone, iPad etc. O plugin é capaz ainda de mostrar a localização onde o destinatário o abriu e se foi usado algum link existente no corpo do mail enviado.
Data, hora e aplicação usada para ler o mail
Como instalar?
É muito simples de instalar. Basta descarregar daqui o plugin e instalar no Chrome. Ao abrir a caixa de mail do Gmail, dê autorização para que esta extensão faça a gestão do que é enviado.
Agora, envie os mails como sempre o fez e a cada mensagem enviada verá no início do resumo os ticks ✓✓ com a informação de envio e leitura.
Claro que o destinatário poderá não querer que esta informação seja enviada ao emissor, mas este sistema permite essa informação ao emissor. A técnica é muito usada, e tem “décadas”, basicamente o email envia junto à mensagem uma imagem (oculta).
Se pretende mesmo passar despercebido, então aí já é outra história, se reparar o MailTrack, até por questões éticas, coloca um link para o serviço antes da sua assinatura do e-mail. Assim, apaga-se manualmente, uma vez que o serviço não permite que não seja incluído este link.
Os clientes de mail, alguns, podem fazer bloqueio de imagens, pelo que, poderá haver informação que esses clientes não deixem passar. Fora isso, fica muito mais fácil sabermos se estamos ou não com a atenção devida. Um email merece resposta!
Homepage: MailTrack