Avançar para o conteúdo principal

Bug do Chrome deixa que sites oiçam conversas dos utilizadores

Os problemas de segurança e os bugs nos browsers são a sua maior fonte de problemas. Deixam os utilizadores vulneráveis e os seus dados comprometidos.
Mas um bug agora anunciado e exposto do Chrome leva o conceito de problema de segurança um pouco mais longe daquilo a que estamos habituados num browser. O Chrome pode permitir que todo o áudio de um utilizador seja enviado para um site malicioso.
chrome_escuta_1

Este bug está associado à funcionalidade que o Chrome tem que permite que possamos interagir com sites através do microfone. Podemos dar comandos ou enviar texto para, por exemplo, serem feitas pesquisas.
descoberta deste problema foi feita por Tal Ater, um programador que estava a fazer testes com esta funcionalidade. O que Tal Ater conseguiu provar é que o Chrome, permite que os sites que foram previamente autorizados a recolher o nosso áudio, mesmo de a janela desse site esteja fechada.
Desta forma, e no caso de um site malicioso, basta que o Chrome esteja lançado para que o áudio seja recolhido. Podem assim passar conversas privadas, assuntos pessoais e até o áudio do que se passa à nossa volta.
Este bug foi reportado à Google, que o assumiu de imediato, mas que até agora não o resolveu, estando o mesmo ainda disponível para ser explorado.
O processo é explicado num vídeo criado por Tal Ater, onde este mostra a forma como se consegue facilmente fazer uso deste bug para recolher o áudio.
Segundo a Google, numa resposta oficial, este problema não é grave uma vez que está nas mãos dos utilizadores escolherem os sites a que querem dar acesso ao microfone.
No entanto, e como tantas vezes foi já provado, com a massificação e o tornar rotineiro, acabamos por perder a noção de segurança e acabamos por autorizar a maioria dos sites.
Estas novas funcionalidades que o Google Chrome começa a apresentar trazem novos paradigmas de segurança e novos tipos de ameaças que até agora não estavam associadas aos browsers ou nem sequer existiam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega