Avançar para o conteúdo principal

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da Avira.
Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer?
imagem_avira_sos


O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo.

avira-pc-cleaner-01-pplware
Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas.
avira-pc-cleaner-00-pplware
Uma vez descarregados os mais de 90 MB na totalidade dá-se início ao programa em si. Antes de tudo, convém alertar os leitores que esta versão, muito recente, existe somente na lingua nativa da Avira, o alemão. No entanto ajudaremos passo-a-passo para que não exista qualquer dúvida no que diz respeito à pesquisa, detecção e remoção de malware. Por outro lado, poderão consultar também o blog oficial da Avira onde se explana de forma simples, em inglês, o funcionamento do programa e que passos seguir.
avira-pc-cleaner-02-pplware
O primeiro passo é clicar no botão «Akzeptieren» para dar início ao processo, como se vê na imagem acima. Depois somos confrontados com outro menu onde temos de clicar no botão «System überprüfen», para dar lugar à pesquisa por si.
A pesquisa por ameaças pode demorar algum tempo, mas tudo depende da quantidade de ficheiros que tenhamos e das características técnicas do nosso PC. Nesta fase, se pretenderem cancelar a pesquisa basta clicar em «Abbrechen».
Terminada a pesquisa somos confrontados com o ecrã final. como se vê acima. Neste caso não foi encontrado qualquer software malicioso, no entanto no caso de serem confrontados com esse tipo de ameaça verão o seguinte menu:
avira-pc-cleaner-07-pplware
Podemos clicar no botão «Details ansehen» para ver qual ou quais as ameaças encontradas e selecionar quais as que pretendemos eliminar, o recomendado é que sejam TODAS, clicando nesse menu em «Ausgewählte». Caso pretendamos de imediato eliminar todas as ameaças sem ver qualquer detalhe, basta clicar em «Alle entfernen».
avira-pc-cleaner-08-pplware
Por se tratar de uma aplicação portátil, a Avira pensou num sistema muito fácil para remover tudo caso não desejemos mais usar o programa. Aquando do download dos 90 MB acima referidos são criados dois icones no ambiente de trabalho. Um dos icones corresponde ao programa, o outro, com o dizer «Entfernen des Avira» uma vez clicado elimina todos os vestígios do programa e bases de dados. Muito prático!
avira-pc-cleaner-06-pplware
Sem dúvida que esta ferramenta pode ser encarada como uma alternativa no caso de termos alguma desconfiança sobre comportamentos anómalos do nosso PC ou da nossa ferramenta antivírus habitual, ainda para mais quando se trata de uma ferramenta portátil, sem ser precisa uma instalação.
A única coisa a estranhar, de facto, é a Avira lançar uma utilidade destas somente em alemão – apesar de pessoalmente acreditar que em breve será apresentava pelo menos a versão inglesa -, mas resto recomenda-se, sem margem para dúvidas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Avira PC Cleaner 1.0.0.106
Homepage: Avira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega