Avançar para o conteúdo principal

SSHDroid – Transforme o seu Android num servidor SSH

Nos últimos artigos sobre aplicações para Android, demos a conhecer o FTPDroid (um mini servidor FTP para dispositivos Android que permite, por exemplo, a transferência de ficheiros entre um PC e o dispositivo Android, sem a necessidade de recorrer a qualquer tipo de cabo)  e o WebDroid (uma aplicação que permite transformar o nosso dispositivo Android num autêntico servidor Web). Na sequência destes serviços que são bastante comuns em qualquer rede, hoje vamos apresentar o SSHDroid – Um mini servidor de SSH para o Android.
sshDroid_000
Uma das grandes vantagens dos smartphones é a mobilidade que permitem no acesso e implementação de serviços online. Apesar de nos dias de hoje ainda não substituírem totalmente os desktops/servidores , a verdade é são muitos os serviços que podem ser implementados num simples smartphone.
O SSHDroid permite implementar um servidor de SSH no nosso dispositivo com Android, podendo assim ser executados remotamente comandos no dispositivo ou alterar/copiar ficheiros através de um cliente para Desktop.
Como funciona o SSHDroid?
Depois de instalado e executado o SSHDroid no Android, a aplicação disponibiliza os dados para aceder ao equipamento remotamente. Carregando na tecla de menu do dispositivo, podemos  aceder a várias opções de configuração do SSHDroid.
sshDroid_01
Do lado do Desktop, basta usar um cliente de SSH e estabelecer ligação ao nosso dispositivo Android. Segue um exemplo de uma ligação usando o Putty.
As credenciais de acesso são:
Utilizador: root
Password: admin
sshDroid
Como podem ver pela imagem anterior, são muitos os comandos que podemos executar através do SSHDroid.
Outros cliente SSH
Um servidor Web, um servidor FTP e um servidor SSH no Android!!! Que mal falta! O futuro da plataforma Android é muito promissor.
Licença: Freeware 
Sistemas Operativos: Android 1.6 + 
Homepage: SSHDroid [1,1 MB]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega