domingo, 3 de novembro de 2013

Windows 8.1 consegue 1.72% de quota de mercado no primeiro mês

Em duas semanas a nova versão do sistema operativo da Microsoft conseguiu uma base de utilização maior do que aquela que o Windows 8 conseguiu no seu primeiro mês de mercado.Com a chegada de um novo mês chegam novos números relativos à taxa de utilização mundial de sistemas operativos para computadores. A novidade da análise de Outubro é a entrada do Windows 8.1, que lançado a 17 desse mês, conseguiu uma quota de mercado de 1,72%.

Em comparação o Windows 8, que foi lançado a 26 de outubro, tinha no final de novembro - quando completou o seu primeiro mês de mercado - uma taxa de instalação de 1,09%. Como consequência da chegada de uma nova versão do software da Microsoft o Windows 8 já começou a perder quota de mercado, que tombou de 8,02% para os 7,53%.

Quem não desarma é o Windows 7. Com uma taxa de instalação de 46,42%, o número representa um crescimento de 0,03 pontos percentuais relativamente aos resultados de setembro. O Windows XP também continua a ocupar a segunda posição de sistema operativo mais popular com 31,24% de quota.

Windows Linux Mac OS

Outubro marcou também a estreia do Mac OS X 10.9 da Apple. Lançado a 22 de outubro, o Mavericks conseguiu em 9 dias uma taxa de utilização de 0,84%, ficando atrás dos 3,31% de quota de mercado do Mac OS X 10.8, a versão mais popular do software da marca da maçã.

No mês passado também foi apresentada a versão Saucy Salamander do Ubuntu, mas nos dados da Net Applications apenas é referido que o Linux marca presença em 1,61% dos computadores mundiais.