quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vamos testar o Ubuntu Touch?

Ubuntu Touch, o sistema operativo da Canonical para dispositivos móveis, foi lançado oficialmente aquando do lançamento do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander.Depois de muitas expectativas, a verdade é que pouco se tem falado desta versão do Ubuntu.
No entanto, esta semana, foi disponibilizado um emulador que permite aos utilizadores do Ubuntu 14.04 trusty Tahr testar o Ubuntu Touch. Saiba como.
touch_07
Actualmente, esta versão do emulador do Ubuntu Touch apenas está disponível para os utilizadores que já tenham o Ubuntu 14.04 trusty Tahr (no entanto, como está disponível o código, podemos sempre compilar para outras versões. O emulador para o Ubuntu Touch foi baseado no emulador para Android.
touch_08
Segundo as informações disponibilizadas na wiki do projecto, o Ubuntu Touch Emulator está funcional mas ainda há algumas pequenas funções a melhorar.touch_09O Powerd e o AppArmor estão desactivos por omissão.
Como instalar o emulador no Ubuntu Touch?
sudo apt-get update
sudo apt-get install android-emulator 
cp -r /usr/share/android/emulator/ ~/ 
cd ~/android/emulator/ ./build-emulator-sdcard.sh 
sudo ./run-emulator.sh
Relativamente as credenciais, devem usar as seguinte:
  • username: phablet
  • password: phablet
touch_06
Apesar deste projecto ainda estar numa fase inicial, dá para ver como é a interface do Ubuntu Touch e também as funcionalidades que este oferece. Experimentamos o emulador numa máquina virtual, mas tivemos muitos problemas para que funcionasse correctamente.A nível de performance, fica muito a desejar.
touch_11
Experimentem e dêm-nos o vosso feedback.