quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Já podemos pesquisar na Google…sem escrever!

O ecossistema Google tem permitido o surgimento de funcionalidades únicas para os utilizadores. São vários os exemplos de integração perfeita entre os diversos elementos desta empresa.
A mais recente inovação vem na forma de uma extensão para Chrome, que nos permite fazer as nossas pesquisas, sem que tenhamos de escrever um único caractere.
A extensão Google Voice Search Hotword, para Chrome, claro, é a responsável por esta nova funcionalidade!
ok_google_1

A funcionalidade que esta extensão traz para o browser da Google é a mesma que podemos encontrar no Motorola Moto X, e que nos está constantemente a ouvir, à procura de comandos para poder executar.
Neste caso a funcionalidade é muito mais simples e está limitada à pesquisa da Google. Basta acederem à página da pesquisa e dizerem aí o que querem pesquisar, terminando a frase com um simples Ok Google.
De imediato a pesquisa é feita, sendo os resultados apresentados com base no que o browser interpretou.
Para já a extensão tem ainda algumas limitações, como é o caso de apenas funcionar nos Estados Unidos e em idioma Inglês.
Todos os que estão preocupados com a possibilidade de a Google os estar a monitorizar, ouvido todas as vossas conversas, devem ficar descansados pois o Google Voice Search Hotword apenas é activado quando o separador da pesquisa da Google é o que estiver seleccionado. Em todos os restantes momentos não está a recolher informação e nem a ouvir o que é dito.
ok_google_2
Esta capacidade de pesquisa por voz não é uma novidade, pois a Google já o permitia no Chrome. A grande novidade é mesmo podermos dar comandos de pesquisa ao Chrome, sem que tenhamos de interagir com ele pelo teclado.
Basta dizer o que queremos pesquisar, em linguagem natural, e a pesquisa será feita. Simples, prático e eficaz.
Vejam no vídeo abaixo a forma de poderem usar o Google Voice Search Hotword para realizar pesquisas na Google.
Este é mais um passo de gigante da Google para a mudança da forma como nos relacionamos com os computadores e com a tecnologia no geral. Vamos poder colocar questões ao motor de busca que nos dará as respostas para questões simples, ou vamos ter presente a resposta que consultarmos.
Falta mesmo só a Google abrir a mais a utilização desta tecnologia para que os utilizadores passem a interagir ainda mais com as máquinas, sem tocarem ou sequer se aproximarem.