Avançar para o conteúdo principal

HALLEY O COMETA DO TITANIC

HALLEY O COMETA DO TITANIC 
Na noite de 18 Maio de 1910, pessoas de todo o  mundo saíram para a rua, Thomas Andrews levou a sua esposa grávida para ver o progresso na construção do Titanic e do Olympic, e também para verem uma luz brilhante no céu. Este brilho nos céus de Belfast era o cometa Halley, que aparece a cada 76 anos e que apareceu pela última vez em 1986. 
Um cometa chamado Ison poderá transmitir-nos hoje a mesma sensação que tiveram as pessoas na época da construção do Titanic. Apontado pelos astrónomos como o "cometa do século", Ison prepara-se para iluminar os céus nocturnos do planeta Terra já nos próximos dias. À medida que se aproxima do Sol, o seu brilho aumenta de intensidade e, caso não seja destruído pelo calor ou pelo campo gravitacional solar, o mesmo pode vir a ser a "estrela" do próximo espectáculo celestial. 
Um cometa é um corpo menor do sistema solar que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilómetros. Os cometas mais vistos da terra ou estão na orbita gravitacional da Terra ou do Sol. Os cometas que passam muito próximo da terra, eventualmente, acabam por arder na atmosfera. Aqueles que orbitam o sol, curiosamente não entram o suficiente para se queimarem. Halley foi um astrónomo muito reverenciado, que descobriu o cometa, deu-lhe o seu nome, e previu que ele iria aparecer em períodos de 76 anos. Tão certo que foi visto cinco anos depois da morte de Halley. 
Thomas Andrews disse à sua esposa que o cometa era um bom presságio mas outros diziam que brilhando sobre o Titanic era algo muito mau. Os cometas, em geral, são considerados bons presságios ou ligados a algo de bom que está para acontecer. O mesmo cometa Halley apareceu quando Isaac Newton e Cristóvão Colombo nasceram, e provavelmente era este cometa a estrela dos Reis Magos quando Jesus nasceu, entre muitos outros acontecimentos. Ainda mais irónico... o cometa de Halley voltou em 1986, um ano depois de Robert Ballard descobrir os destroços do Titanic. Quando Andrews e Helen olharam para o céu, o cometa de Halley era apenas um pontinho minúsculo brilhante ao longe, assim como o Titanic se tornou após a colisão no escuro oceano. Cientistas e astrónomos de todo o Mundo anunciaram que a Terra poderia colidir com a cauda do Cometa Halley na noite de 18 para 19 de Maio de 1910, noite essa a que muitos chamam de “A Noite do Fim do Mundo”. Esta ideia provocou o suicídio de algumas pessoas que acreditavam que se a cauda do cometa encostasse à Terra, provocaria o fim do mundo; ou então pior, que os gases que o envolviam eram capazes de envenenar os seres vivos da Terra. Famílias inteiras saíram a rua ao frio para verem o cometa e ficarem na expectativa do fim. A passagem do cometa perturbou a sociedade portuguesa e tornou-se durante meses no grande acontecimento no então Reino de Portugal, através da venda de jornais (como a foto deste post), souvenirs e até músicas. Tal acontecimento só foi suprimido pela implantação da República em Outubro desse ano. Em 2010 para celebrar o centenário da república portuguesa, foi realizado um filme para televisão que relata esses momentos e traz de volta uma das músicas realizadas sobre o cometa nessa época. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega