Avançar para o conteúdo principal

Governo Português não irá obrigar à adopção de software Livre

…nos serviços do Estado
Como sabemos Portugal atravessa um período económico complicado e todas as medidas podem ajudar na “poupança”. Na proposta de orçamento de Estado (OE) para 2014 (tal como já tinha acontecido no OE de 2013), o Governo previa que os serviços do Estado dessem preferência á utilização de software livre, com o objectivo de reduzir a despesa.
Apesar de tal medida estar fundamentada, a maioria do governo reprovou a obrigatoriedade de utilização de software livre nos nos serviços do Estado.
portugal
O objectivo desta medida consistia em privilegiar a adopção de software livre. Assim, só poderia ser possível adquirir software proprietário quando não existissem alternativas credíveis e/ou o preço do software livre (no geral) fosse superior.
Na proposta de Orçamento do Estado para 2014 podia ler-se no artigo 6.º – Utilização das dotações orçamentais para software informático que:
As despesas com aquisição de licenças de software, previstas nas rubricas «Software informático» dos orçamentos dos serviços integrados e dos serviços e fundos autónomos, apenas podem ser executadas nos casos em que seja fundamentadamente demonstrada a inexistência de soluções alternativas em software livre ou que o custo total de utilização da solução em software livre seja superior à solução em software proprietário ou sujeito a licenciamento específico, incluindo nestes todos os eventuais custos de manutenção, adaptação, migração ou saída.
Para avaliar/comparar os custos…
..as entidades adquirentes podem submeter à concorrência os custos, diretos ou indiretos, inerentes, associados ou conexos à aquisição de software.
A decisão da maioria do governo (PSD e CDS) deita por terra tal medida, que até era considerada ilegal por parte da ASSOFT-Associação Portuguesa de Software, podendo violar as normas da concorrência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega