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Como fazer anúncios eficazes no Facebook?

É muito frequente fazerem-me perguntas sobre como criar e optimizar anúncios de Facebook e tenho verificado que muitos dos utilizadores gostariam de fazer anúncios mas não têm conhecimento efectivo para os fazer. Muitos dos que me abordam já tentaram, mas como fizeram os anúncios de forma “amadora” não conseguiram o retorno esperado e acabaram por desistir desta opção paga do Facebook.
Neste primeiro artigo irei responder a algumas questões importantes para quem quer fazer anúncios de Facebook e nos próximos artigos demonstrarei passo a passo a criação de anúncios e darei dicas de como poderá aplicar da melhor forma o seu dinheiro.
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Quais são as opções pagas do Facebook?
São mais de 20 os tipos de anúncios e opções pagas do Facebook, grande parte feitos através da plataforma self-serve (plataforma acessível a qualquer pessoa que queira fazer anúncios). O Facebook anunciou que iria reduzir este número para menos de metade nos próximos meses. Enquanto anunciante deverá entender o funcionamento dos diversos formatos pagos e entender o que melhor se adequa às suas necessidades.
Quem pode fazer anúncios?
Qualquer utilizador de Facebook pode fazer anúncios. Os anúncios e campanhas estarão sempre associados a um perfil e nunca a uma página. Logo qualquer utilizador de Facebook (perfil) poderá fazer anúncios no Facebook mesmo sem ter uma página. (Neste caso o anúncio seria para um website/url externo.)
Devo configurar alguma conta?
Antes de começar a criar anúncios deverá configurar a sua conta de anunciante. Quando estiver no seu perfil de Facebook (deverá fazer login) aceda a www.facebook.com/ads/manage, separador “facturação” e em “métodos de pagamento” adicione uma fonte de pagamento (uma conta paypal, cartão de crédito, débito directo). Depois de o fazer está apto para fazer a sua primeira campanha.
O que são Premium Ads?
É importante realçar que, para além das opções que abordarei aqui (opções self-serve), existem ainda os “anúncios premium”.Temos acesso a este tipo de anúncios através de uma IO (Insertion Order) e estes são negociados através de uma agência de meios ou directamente com o Facebook. Entre as opções de anúncios premium estão o Reach/Target block e a Log-out experience.  Estima-se que existam milhões de pessoas a fazer log-out no Facebook diariamente, e o Facebook permite-lhe fazer um anúncio para essas pessoas (o anúncio aparece no momento em que fazem log-out ou acedem ao Facebook para fazerem log-in).    Estes anúncios estão apenas disponíveis para marcas/empresas que queiram fazer investimentos mínimos de 10mil euros/mês.
Exemplo de log-out experience:
log out experience
Onde posso criar os anúncios?
Para fazer os seus anúncios pode aceder a facebook.com/ads ou fazê-los através de um plug-in para Google Chrome, o Power editor, o qual explicarei posteriormente. No entanto, para quem não está confortável com a criação e gestão de anúncios, a plataforma de self-serve (facebook.com/ads) é a indicada, já que é muito mais simples.
Qual é a diferença entre contas, campanhas e anúncios?
Enquanto utilizadores podemos ter várias contas. Se trabalham com 5 clientes e fazem anúncios para todos deverão ter uma conta associada a cada. Uma das vantagens é que podem ter uma forma de pagamento diferente associada a cada conta e até dados para facturação.
Por outro lado, uma campanha é um grupo de anúncios. Por exemplo, para anunciarem o lançamento do produto X devem criar uma campanha com esse nome. Ela será composta por diferentes anúncios.
Por onde devo começar?
1.Porque quer fazer anúncios no Facebook? Para trazer mais notoriedade para a sua marca ou produto? Para aumentar as vendas desse produto? Para angariar mais seguidores para a sua página de Facebook? Para ter mais interacção na sua página?
Defina objectivos para a sua campanha e conversões. Pode ter como objectivo chegar aos 5000 seguidores na sua página, neste caso as conversões serão o número de novos seguidores. Se por outro lado está a vender um novo produto online e quer aumentar as vendas, as conversões serão o número de vendas geradas.
2. Defina os produtos a anunciar e os públicos-alvo.
Tomemos o exemplo que a sua empresa é a Ourivesaria Mendes em Lisboa. Em vez de fazer apenas anúncios a comunicar “Sou a Ourivesaria Mendes, veja aqui todas as minhas ofertas”, não será mais eficaz fazer anúncios sobre alianças para serem mostrados no Facebook a pessoas que estejam noivas? Anúncios sobre anéis de noivado a pessoas que estão numa relação? Não significa que não deva fazer também anúncios institucionais, mais uma vez, dependerá dos seus objectivos.
Tente definir que produtos ou serviços quer comunicar e quais os públicos. Pode ainda optar por comunicar apenas um produto mas definir vários públicos, e para cada público irá fazer vários anúncios diferentes. Por exemplo, sempre que anuncio as minhas formações de “Gestão de páginas de Facebook” (mais informações aqui (http://virginiacoutinho.com/proximasformacoes2/) faço diferentes anúncios para pelo menos 2 segmentos: profissionais de Marketing e Comunicação e proprietários de PMEs. Os copys dos anúncios, imagens e apelos serão diferentes consoante os segmentos.
Nota: nunca devemos fazer apenas um anúncio e  alocarmos o nosso orçamento diário a esse anúncio. Devemos começar por fazer vários anúncios e testar: ver os que estão a ter melhor e pior desempenho e entender o porquê.
Quanto devo investir diariamente em anúncios?
Tudo dependerá dos seus objectivos. Pode investir 1 euro por dia, por exemplo, mas provavelmente dará menos de 10 cliques e as hipóteses de ter conversões será reduzida. Os anúncios de Facebook serão sempre cobrados por CPC – Custo por clique (cada clique feito tem um custo) ou por CPM – Custo por Mil Impressões (cada 1000 vezes que o anúncio é mostrado é nos cobrado um valor). Se o seu anúncio não for mostrado a ninguém no final do dia 1 da campanha, não lhe será cobrado nada.
Para definir o seu budget deverá ver quanto está disposto a pagar por um seguidor, uma lead, uma venda (depende dos objectivos e conversões que definir para aquela campanha) e fazer testes. Se estou disposto a pagar 8euros por uma lead, vou investir 20 e ver quantas leads gerei. Não se esqueça que para saber a eficácia dos seus anúncios deverá medir tudo!
Durante as próximas semanas, às sextas-feiras,publicaremos um artigo sobre anúncios de Facebook, escrito por Virgínia Coutinho (www.virginiacoutinho.com), consultora e formadora de redes sociais. O objectivo destes artigos é serem entendidos como um“guia online de criação e optimização de anúncios para PMEs”.

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