Avançar para o conteúdo principal

Aprenda a instalar o Pear Linux 8

Uma distro com cara de Mac OS
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de novas e populares versões com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Este não é um tutorial para quem já tem algumas experiência no mundo do Linux, mas sim para aqueles leitores que decididamente vão experimentar o esta distribuição pela primeira vez. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.
Aqui fica todo o processo de instalação desta nova versão.
pear_19

O Pear Linux é uma distribuição Linux de origem francesa. O objectivo/missão desta distribuição, que se  assemelha muito à distribuição elementary OS é oferecer um sistema completo e produtivo, ao estilo do MacOS X, mas numa vertente open source.

pear_18
Preparação do sistema
Para a instalação do Pear Linux 8 recorremos à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criamos um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:
  • Memória RAM – 1024 MB
  • Disco: 10 GB
Além disso activamos também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.
pear_20
Processo de Instalação
Passo 0 – Inicio do processo de instalação…Para instalar, escolher Start the installer directly
pear_01
Passo 1 – Escolhemos em que idioma pretendemos instalar o SO
pear_02
Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do PearOS, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
pear_03
Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Pear que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do PearOS.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.
pear_04
Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário
pear_05
Passo 5 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
pear_06…e deixamos o PearOS a instalar. No meu caso foram apenas 8 minutos.~
Passo 6 – Após a instalação propriamente dita é solicitado para  criamos o primeiro utilizador assim com definimos a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
pear_07
Depois da criação do utilizador, é hora de reiniciar o sistema. Uma vez reiniciado, é solicitada a respectiva autenticação para entrar no sistema.
pear_09
Uma das características interessantes que me tem despertado neste sistema é o facto de ser uma distribuição “inteligente”, dando constantemente indicações ao utilizador.
pear_10

Detalhes da máquina instalada
pear_11    
Algumas ferramentas próprias do Pear Linux
O Pear Linux tem algumas ferramentas distintas que são referencia desta distribuição como o Pear Contacts, Pear Security, Pear CLoud, etc. Aqui fica um breve resumo de cada uma destas ferramentas.
Pear Contacts
Tal como o nome sugere, podemos registar tudo o que informações dos nossos contactos. Ao estilo do icloud, o Pear Contacts integra também com o Pear Cloud.
pear_12
Pear Security
Plataforma que permite proteger o nosso sistema de vírus, rootkits e outro tipo de malware. Analisa todos os discos amovíveis em tempo real, em busca de ameaças. Esta ferramenta é muito util se tiveram uma partição em Windows os ficheiros que são partilhados entre Linux e Windows.
Pear Cloud
O Pear Cloud oferece 2 GB aos utilizadores para guardarem as mais diversas informações. Os utilizadores podem guardar musica, documentos, vídeos, configurações, etc.
pear_14
Pear PPA Manager
Permite adicionar e gerir facilmente a lista de repositórios
pear_17
Clean My PC
Um conjunto de ferramentas para ter sempre o sistema com o melhor desempenho.
pear_15
MyPear
O  MyPear  é uma ferramenta que permite personalizar todo o sistema. Com o MyPear podemos mudar tudo o que é parâmetro do ambiente de trabalho, como por exemplo todos os elementos da doca, painéis, animações, transições de pastas, etc, etc.
pear_16
Download: PearOS 8 [1.1 GB]
Homepage:PearLinux

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega