Avançar para o conteúdo principal

Ajuda para recuperar ficheiros eliminados? Puran File Recovery

Se forem daqueles utilizadores que já tentaram utilizar vários tipos de ferramentas para tentar recuperar ficheiros eliminados de propósito ou por engano, então sabem que o funcionamento é praticamente o mesmo nas diversas ferramentas: temos de escolher o disco onde pretendemos recuperar, esperar pela pesquisa completa de ficheiros eliminados, ver a longa listagem de ficheiros que foram encontrados e somente depois escolher aquele que realmente nos interessa. A verdade é que o processo é quase standard, contudo leva a uma grande perda de tempo.
Com base na premissa do tempo (para ganha-lo), e procurando uma relação qualidade/tempo de análise/recuperação, apresentamos o Puran File Recovery. Uma poderosa ferramenta, de uso não comercial gratuito, com os princípios base deste tipo de aplicação que, contudo, oferece ainda mais opções, flexibilidade e, provavelmente, mais recuperações de sucesso do que muitos dos seus concorrentes, sejam gratuitos sejam pagos. Vamos conhecer?
puran-file-recovery-00-pplware


O controlo da aplicação é bastante fácil. O Puran File Recovery não se limita a apresentar-nos uma lista de unidades onde pretendemos pesquisar, aqui, por exemplo, podemos escolher as partições e verificar as unidades em RAW ou física, sendo compatível com sistemas de ficheiros FAT e NTFS.

puran-file-recovery-01-pplware
No que toca a pesquisas, podemos dizer que são bastante rápiaos com a possibilidade de os resultados poderem ser apresentados de duas formas: por um lado uma vista tipo Explorador do Windows, género árvore, que é ideal quando necessitamos localizar ficheiros apagados por pasta base. Se estivermos a pesquisar por nome ou tamanho de ficheiro, a vista regular geralmente funciona melhor.
puran-file-recovery-02-pplware
Quando clicamos em cima de um ficheiro listado podemos ver, do lado direito, uma pré-visualização do mesmo. No caso da tentativa de recuperação de imagens essa função pode revelar-se bastante útil pois permite ver de avanço se aquela é a imagem que pretendemos recuperar ou não.
Seja qual for a opção escolhida de visualização, a janela de pré-visualização ajuda a reconhecer os ficheiros, exibindo miniaturas de imagem, ou um hexadecimal no caso de outros formatos.
Em todos os casos, o programa sempre informa o estado de recuperação do ficheiro em questão: Excelente, Bom, Satisfatório, etc. Quanto melhor for o estado, melhor a recuperação.
puran-file-recovery-03-pplware
Se o programa não descobriu os ficheiros que pretendíamos trazer de volta podes optar por uma pesquisa em profundidade ou completa, pois só assim ele irá vasculhar as nossas unidades para mais detalhes. Esta última opção é uma das melhores hipóteses de recuperação possíveis, através de pesquisas em baixo nível, segundo o fabricante do software, são reconhecidos mais de 50 tipos de ficheiros para ajudar a detectá-los.
A verdade é que não há nada de incomum, no entanto, a diferença reside no facto de o programa nos permitir personalizar essa lista com novos formatos. No mínimo, podemos apenas dizer ao Puran File Recovery o que procurar no início e no final de um determinado tipo de ficheiro – e para uma página web , por exemplo – e que deve ser imediatamente capaz de listar alguns exemplos na próxima pesquisa.
puran-file-recovery-04-pplware
Se encontramos aquele ficheiro que realmente necessitamos de «ressuscitar», então com um par de cliques no rato é possível fazê-lo. E até aqui temos algum controlo: por exemplo se o relatório de recuperação do nosso ficheiro fala num vídeo onde falta 1GB de tamanho quando na verdade ele tem 2GB, basta seleccionar a opção “Recuperar com tamanho personalizado”, o que permite digitar o número correcto do tamanho. A ter em conta que esta opção nem sempre estará disponível – se o ficheiro foi substituído então não há mesmo nada a ser feito. De todas as formas, existe sempre a possibilidade de recuperar alguma informação.
puran-file-recovery-05-pplware
Para terminar, podemos dizer que Puran File Recovery não é perfeito, como é óbvio, mas é muito bom. O ideal era mesmo uma versão portátil que nos permitisse flexibilidade de transporte, mas tirando esse detalhe estamos, certamente, perante uma das melhores ferramentas de recuperação de ficheiros que já conhecemos. Sem margem para dúvidas é um programa a testar, vai valer a pena!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Puran File Recovery 1.2 [2.26 MB]
Homepage: Puran Software

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega