Avançar para o conteúdo principal

Windows 8 vs Ubuntu 13.04… quem vence no gaming?

A guerra entre sistema operativos é algo que sempre existiu no mundo da computação. A guerra mais acesa é certamente no campo dos dispositivos móveis, entre o iOS e o Android (onde até há relativamente pouco tempo foi descoberto que a Samsung, e não só faz batota no resultados)…, mas no segmento dos sistemas operativos para desktop a eterna comparação entre sistemas Windows e Linux continua.
Windows 8 ou Ubuntu 12.10, afinal qual o mais rápido no segmento dos jogos?
ub_windows
Apesar de existirem vários critérios de qualidade para avaliar um sistema operativo, como por exemplo, a segurança, fiabilidade, Interface de programação completa, simples e bem documentada a verdade é que a tendência é fazer uma avaliação sempre com base no desempenho.
Para avaliar o comportamento do Windows 8 e Ubuntu 13.04 no segmento dos jogos, o site gamingonlinux decidiu por lado a lado duas máquinas idênticas mas com  sistemas operativos diferentes.
Especificações das máquinas:
  • CPU Intel i7-4770 3.4GHz LGA1150 Haswell
  • GPU Asus Nvidia GTX 680 2GB Nvidia 319 e Nvidia 314)
  • RAM 8GB DDR3 Corsair 1333MHz
  • Ubuntu 13.04 32-Bit / Windows 8 64-Bit
  • Versão do controlador Nvidia 319.49 no Ubuntu / Nvidia 314.22 no Windows
O teste foi feito com o Unigine Heaven, um motor 3D exigente que pode ser usado, gratuitamente para realizar de testes deste tipo.
E o vencedor é…
Como podemos ver, o Ubuntu teve um scrore de 715 enquanto o Windows 8 teve um score de 729. Resultados muito próximos que vêm de certa forma confirmar que o Linux é uma fantástica plataforma para gaming.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega