Avançar para o conteúdo principal

Windows 7 tem uma nova opção de limpeza de actualizações

…que vos fará ganhar espaço em disco!
Grande parte do espaço ocupado nos nossos discos está preso por ficheiros que nunca vamos utilizar. Esta verdade é universal e todos sabemos que temos de trabalhar, para manter as nossas máquinas afinadas e com os recursos sempre disponíveis.
No caso do Windows, muito do espaço pode ser libertado recorrendo ao Disk Cleanup, que vai eliminar todos os ficheiros desnecessários.
Mas a Microsoft adicionou agora no Windows 7 mais uma opção que vos vai permitir ganhar espaço extra, removendo os ficheiros usados nas actualizações do sistema.
disc_cleanup_1

A nova opção, que está já disponível nas versões mais recentes do Windows, vem dotar o Windows 7 da capacidade de, de forma simples e rápida, eliminar os ficheiros das instalações dos Service Packs, que ficaram no sistema e que não são necessários.
A forma que a Microsoft arranjou de ganhar este espaço é através da limpeza da directoria WinSxS do Windows. Sempre que uma nova actualização do sistema (SP) é lançada, é guardada uma cópia para que os utilizadores possam desinstalá-la caso assim o pretendam. Ao mesmo tempo é dada a possibilidade de remover versões anteriores desses ficheiros.
E como há mais de 2 anos que a Microsoft não lança qualquer SP para o Windows 7, acho que era hora de libertar esse espaço extra, até porque o SP1 passou a ser obrigatório em todas as máquinas que corram o Windows 7, pode decisão da própria Microsoft.
A nova opção chegou esta semana, através de uma actualização do Windows e pode deve estar já disponível a todos. O KB 2852386 vem trazer esta funcionalidade e, caso não o tenham já instalado podem facilmente colocá-lo no vosso Windows, quer através das actualizações do Windows ou acedendo directamente à página da sua disponibilização.
Claro que era já possível fazer esta limpeza, mas recorrendo a uma técnica não muito simples para os utilizadores.

Como usar esta ova opção?

Depois de garantirem que têm o KB 2852386 instalado, devem lançar o Disk Cleanup. Lancem o menu iniciar e escrevam o nome da aplicação (Disk Cleanup).
Na janela que for aberta vão descobrir lá uma nova opção, na lista de elementos a serem limpos. Chama-se Service Pack Backup Files e deverá ter um tamanho considerável, caso não tenham removido o SP1.
disc_cleanup_2
Escolham então essa opção para ser eliminada e depois carreguem no botão Ok. Será perguntado se pretendem eliminar de forma definitiva os ficheiros e de seguida estes vão ser eliminados.
No final do processo vão ter o vosso disco mais limpo e vão ganhar algum espaço extra, que pode avultar a valores bem elevados.
Recordem que depois de aplicada esta limpeza, não vai ser possível remover qualquer instalação de actualizações que tenham feito, mas é sempre possível voltar a reinstalá-las e depois removê-las

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega