Avançar para o conteúdo principal

Vem aí o Ubuntu 14.04 Trusty Tahr

Mais performance, fiabilidade e mais segurança
Enquanto alguns utilizadores ainda se preparam para instalar o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander já se fala no novo Ubuntu 14.04 que terá o nome Trusty Tahr. Mais o vez o anuncio partiu de Mark Shuttleworth que colocou um post no seu site com o titulo Quantal, raring, saucy… Vamos conhecer os planos para esta nova versão.
ubuntu14_04_00
O Ubuntu 14.04 será a próxima versão LTS (long-term support). Isto quer dizer, segundo referiu Mark Shuttleworth, que esta será uma versão com suporte durante 5 anos (ideal para ser adoptada na área empresarial). Esta nova versão estará disponível, segundo o calendário da Canonical, a 17 de Abril de 2014.
Além desta “novidade”, Shuttleworth referiu que muitas das novidades (ex. scopes) que agora fazem parte do Ubuntu 13.10 estarão também presentes em todas as versões do Ubuntu 14.04. Mas há duas novidades que Shuttleworth: “updates baseados em imagens” e o Mir.
Relativamente à funcionalidade “updates baseados em imagens”, Shuttleworth refeiru que pela primeira vez será possível garantir a integridade de um dispositivo que corra Ubuntu, sabendo exactamente qual a versão do SO que tem instalado.
For the first time we can guarantee the integrity of a device running Ubuntu, knowing exactly what version of the OS is installed. I can’t wait to get that on my laptop. Yes, it will be a big change, but I can already see how it’s going to make things easier for me
Relativamente ao Mir, Shuttleworth espera que esta interface traga velocidade, qualidade, fiabilidade e eficiência ao sistema.
The agenda of the Mir team is speed, quality, reliability, efficiency. That’s it. From what I’ve seen on the smartphone, Mir is going to be a huge leap forward for gaming performance, battery life and next-generation display capabilities. So thank you for the many contributions we had to Mir, and to everyone who is testing it in more challenging environments than the smartphone. I’m enjoying it on my laptop and loving the gaming benchmarks for native Mir,
O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland  – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). O Mir não veio por omissão no Ubuntu 13.10 devido a um problema, ainda não resolvido, ao nível do XMir (camada que permitirá a compatibilidade entre o servidor X e o Mir),  ou seja, na prática não há ainda suporte a 100% para o modo multi-monitor que permitirá estender o monitor.
No geral, Shuttleworth espera que o Ubuntu 14.04 seja sinonimo de “..desempenho, refinamento e manutenção”.
E porquê Trusty Tahr?
Como sabemos é habitual por parte da Canonical recorrer a nomes de animais mais um adjectivo para baptizar as novas versões do Ubuntu. Como uma das características do Ubuntu 14.04 é ser mais seguro/fiável/confiável, daí o  nome Trusty. O Tahr  faz referência às espécies de mamíferos ungulados asiáticos relacionados às cabras-selvagens…Shuttleworth  descreve este tipo de animais como sendo determinados. No geral, podemos traduzir Trusty Tahr como “….uma cabra de confiança”
ubuntu14_04_01
E são estas as novidades anunciadas já por Mark Shuttleworth. Espera-se que o Ubuntu 14.04 marque também a presença do Ubuntu nas TVs e quem sabe nos veículos…algo que ainda não foi totalmente confirmado pela Canonical.

Gostaram do nome escolhido para esta nova versão do Ubuntu?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega