Avançar para o conteúdo principal

Google está a trazer o Chrome OS para dentro do Windows 8

A Google e a Microsoft nunca foram empresas que tenham andado associadas. Depois de várias tomadas de posição bastante duras que resultaram no impedimento de acesso a serviços da Google por parte dos sistemas operativos da Microsoft ou no retirar de aplicações da Store do Windows Phone, os ânimos têm estado calmos.
A posição da Google face ao Windows 8 sempre foi âmbigua, com decisões fortes e definitivas como o não desenvolver aplicações para este SO, mas tudo parece estar agora a mudar.
Todos os que usam a versão DEV do Chrome no Windows 8 depararam-se agora com algo de diferente. Aparentemente a Google quer trazer o Chrome OS para dentro do Windows 8.
chrome_win8

A última versão DEV do Chrome, quando executada na interface Metro do Windows 8, está muito diferente. Passámos a ter uma réplica do Chrome OS dentro de outro sistema operativo.
Dentro desta janela podemos ter acesso aos principais serviços da Google e até ao lançador de aplicações, podendo assim um utilizador ter acesso a todas as funções sem ter de sair desta interface.
As próprias janelas do Chrome podem ser arrumadas de forma a que sejam mais úteis para o utilizador, não sendo obrigatório que estas estejam maximizadas.
Todas as janelas de sistema e as das aplicações estão já fora do browser, tendo interface própria e diferente das janelas deste.
Este novo modo que a Google lançou faz uso de uma capacidade que a Microsoft colocou no Windows 8 e que permite que os browsers corram num ambiente ModernUI, desde que definidos como o browser default, mesmo sendo uma aplicação desenhada para desktop.
Desde que a Google apresentou uma nova linha de Apps para o Chrome que pretende que este seu browser deixe de ser apenas isso mesmo e que passe a ser uma plataforma completa para a Web.
Este passo vem também mostrar que a Google quer embeber o seu sistema operativo, ou pelo menos a sua interface, no Windows 8, tentando garantir que os utilizadores apenas usem o SO para aceder ao Chrome e que tudo corra depois em cima deste.
De notar que apenas no Windows 8, e não no RT, pode ser encontrado para já esta interface. As versões anteriores do Windows, por não terem ModernUI, não vão ter acesso também a este modo.
Se quiserem testar já este modo podem fazê-lo. Basta que instalem a versão DEV do Chrome e que a executem dentro do Windows 8, na ModernUI.
De imediato vão ver esta nova interface e poder testar tudo o que ela tem para oferecer. Será um ambiente independente dentro da própria ModernUI, e que permitirá fazer tudo o que fazem hoje no Chrome e com as suas apps.
Recordem que estas versões DEV são propensas a erros e que esta nova interface, dentro do Windows 8, ainda tem alguns bugs e problemas. Mas ainda assim é possível usá-la para terem acesso a tudo o que a Google prepara para os próximos tempos.
Esta mudança da Google, face ao Windows 8, vem mostrar que mais uma vez conseguem inovar e criar algo de diferente, ao mesmo tempo que criam um cenário em que disponibilizam tudo ao utilizador, para que este não tenha de sair do seu ecossistema e isolar-se do sistema operativo de base.
Estamos a ver o Chrome OS chegar ao Windows 8, mesmo que de forma encapotada e sem ser uma instalação nativa.
Homepage: Chrome Dev

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega