Avançar para o conteúdo principal

Ghost – Chegou mais um concorrente do WordPress

Os blogs e as plataforma de publicação de conteúdos vieram abrir a Internet a um vasto conjunto de criadores que estavam limitados. São plataformas de alojamento próprias e dedicadas a este fim.
De todas as plataformas existente, o WordPress é de longe a mais conhecida e a mais usada. A sua modularidade e facilidade de utilização fazem deste CMS o mais usado.
Mas agora a concorrência está mais forte e com mais propostas. Chegou finalmente e para todos o Ghost.
ghost_1

Esta nova plataforma de blogging esteve a ser desenvolvida e patrocinada através do Kickstarter e agora está disponível para todos usarem.
Pretende ser uma evolução deste tipo de plataformas ao dedicar-se exclusivamente à produção de conteúdos, deixando a parte de gestão de fora.
A sua facilidade de utilização, no campo da gestão da plataforma, permite que qualquer produtor de conteúdos possa dedicar-se ao que melhor faz, ignorando a sua manutenção.
O facto de não requerer todos os processos de manutenção não significa que deixa de ser segura. O que garante é que os processos de instalação, configuração e manutenção estão facilitados e reduzidos ao mínimo.
O Ghost pretende alargar a sua oferta e garantir que os utilizadores podem também alojar os seus blogs numa estrutura mantida pela própria Ghost, garantindo o mesmo que as actuais ofertas proporcionam.
Para já, o Ghost apenas permite que descarreguem a sua aplicação para ser instalada e usada em servidores próprios.
ghost_2
Todo o processo de instalação e configuração do Ghost pode ser feito em poucos minutos, não sendo necessária qualquer configuração ou intervenção por parte dos utilizadores.
Estão disponíveis vários instaladores e o Ghost pode ser instalado e testado em qualquer SO disponível (Windows, Linux, OS X). Ao correr esses scripts toda a instalação dos componentes é feita de forma automática e sem problemas.
O vídeo abaixo mostra a visão dos criadores do Ghost e os que eles pretendem atingir com a sua nova plataforma.
Mas para conseguir competir com a concorrência feroz que pode ser encontrada, o Ghost tem de ser capaz de oferecer aos seus utilizadores a capacidade de customizar os seus sites de forma simples.
Para isso pode ser já acedida na sua WebStore. Para já apenas podem ser encontrados temas para embelezar os sites, mas em breve outras propostas vão surgir.
ghost_3
Como referido antes, o Ghost prima pela simplicidade e pela facilidade de utilização. Não apenas na criação de conteúdos, mas também na gestão do próprio motor de suporte.
Simples e rápido de colocar em funcionamento, a sua interface de gestão foi reduzida ao mínimo e pode ser usada com uma curva de aprendizagem muito reduzida.
Caso queiram testar o Ghost, no site da plataforma vão encontrar toda a documentação necessária e também os scripts de instalação.
Esta oferta agora chegada à Internet vem abrir caminho para a criação de conteúdos de forma ainda mais simples e sem qualquer necessidade de gestão para utilizadores sem essas capacidades.
Do que testámos o Ghost consegue ser melhor que o WordPress onde interessa à maioria dos utilizadores, na facilidade de criação de conteúdos. É ainda uma plataforma em desenvolvimento, mas com muitas capacidades.
Homepage: Ghost

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega