segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Dica: Como criar uma penUSB com o OS X Mavericks

A Apple está a poucos dias do lançamento do OS X Mavericks. A data de 22 de Outubro de 2013 será, muito provavelmente, a data de lançamento do novo sistema operativo da Apple. Como apresentamos aqui, há muitas e boas novidades nesta nova versão.
Depois de conhecermos em mais detalhe o OS X Mavericks, testamos uma ferramenta que vem incluida no novo sistema operativo da Apple. A ferramenta de nome createinstallmedia foi inserida com o objectivo de permitir a criação simples de um disco de instalação. Hoje vamos mostrar como podem usar esta ferramenta.

A actualização do sistema actual será igual ao que a Apple já nos habituou. Basta ir à Mac App Store, comprar o Mavericks e descarregar. Depois o sistema faz o resto. Contudo, no caso de não termos uma ligação “suficientemente boa” ou porque simplesmente pretendemos efecutar uma instalação “offline” , então podemos recorrer a uma Pen USB (com 8 GB no minimo), com o sistema, para proceder à instalação.
Como já mostramos anteriormente, tanto no OS X Lion como no OS X Mountain Lion, o processo era através da gravação da imagem obtida na aplicação descarregada da App Store, mais concretamente o ficheiro InstallESD.dmg.
Contudo, no OS X 10.9, é curioso, nas versões beta, pois o método também apontava para o que já conhecíamos, até que a versão GM trouxe um utilitário “escondido” dentro do pacote instalador, é o tal ficheirocreateinstallmedia.
Poderia ser mais simples, cada passo exigido, na utilização deste utilitário, mas a Apple complicou um pouco.
Antes de mais, verifique se o seu Mac é compatível com esta actualização clique aqui.
Como criar uma penUSB com o OS X Mavericks
Passo 1
Abra o Utilitário de disco e formate a sua Pen USB com o formato “Mac OS Expandido (com Journaling)” e atribua um nome, por exemplo Mavericks.
Formate a Pen de 8 GB de dê o nome do sistema operativo
Passo 2
Certifique-se que o instalador do Mavericks está no seu disco, veja se está na pasta Aplicações. Se não estiver lá, coloque-o lá.
De seguida abra o Terminal e escreva o seguinte comando, sim é grande mas é necessário:
sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Mavericks --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app --nointeraction
Pode demorar, tenha paciência
OBS: O processo é demorado… tenha paciência.
4 Passo
Depois da espera, vai ver que o que o terminal voltará à Prompt querendo com isto dizer que está pronto para usar a Pen USB com o Mac oS X 10.9 Mavericks.
Em seguida inicie o Mac em modo Safe Boot, sou seja, ao ligar o Mac esteja atento…logo que ouça o sinal sonoro pressione a tecla Shift, e mantenha a mesma pressionada por alguns segundos…verá o símbolo da maçã e o indicador de progresso do boot.
Verá que o Safe Boot irá realizar algumas acções de monitorização no sistema de arranque. Depois, já em modo segurança, irá ter acesso a algumas parametrizações como escolher a drive para fazer o Boot e instalar o OS X Mavericks.
E pronto, espere até que o sistema esteja completamente instalado. Terá, claro, todas as opções que o boot do Mac permite.