Avançar para o conteúdo principal

Aprenda a instalar o Windows 8.1 no VirtualBox (Parte I)

O Windows 8.1 — uma atualização gratuita do Windows 8 — chegará no final deste mês (mais concretamente dia 18 de Outubro) mas o Pplware já teve acesso à versão Windows 8.1 Enterprise RTM. O Windows 8.1 tem novas formas de personalizar o PC e inclui aplicações e novos serviços fantásticos.
Hoje vamos ensinar como podem proceder à instalação do Windows 8.1 no VirtualBox.
win81_000
Configuração da BIOS
Passo 0 – Como referido, para correr a versão 64bits do windows 8 no virtualbox é conveniente activar a tecnologia de virtualização na BIOS. Segue uma imagem de como activei no meu portátil.
w8_bios
Configuração do VirtualBox
Passo 1 – Depois de activada a opção de virtualização na BIOS é hora de criarmos e configurarmos a nossa VM (máquina virtual). Para abrimos o virtualbox e carregamos em New
Depois indicamos o nome para a máquina virtual e escolhemos o sistema operativo: Microsoft Windows e na versão: Windows 8.1 (Aqui haverá um bug que mostramos mais à frente)
win81_00
Passo 2 – Definimos no mínimo 1 GB (1024 MB) de memória RAM
win81_01
Passo 3 – Mandamos criar o nosso disco virtual, para tal basta carregar em Next
win81_02
Passo 3 – Agora escolhemos o tipo de ficheiro associado ao disco rígido virtual. Por omissão o VirtualBox criar novas máquinas virtuais no formato  .VDI (apesar de existirem outros formatos disponíveis como VMDK – VmWare  ou VHD para VirtualPC).,
win81_03
Passo 4 – Agora indicamos que queremos alocar a informação de forma dinâmica (Dynamically Allocated) – permite que o disco virtual use apenas o espaço necessário…não alocando de imediato o espaço pré-definido no disco físico.
win81_04
Passo 4 – Agora definimos o local onde vamos armazenar a nossa máquina virtual e também o espaço do disco virtual. Tal como indicado pela própria Microsoft, devemos ter um disco com 20 GB para a versão 64bits (No entanto, eu verifiquei que depois de instalado o Windows 8 ocupou cerca de 12 GB. Como não tinha 20 GB disponíveis, acabei por definir 15 GB).
win81_05
E a configuração ao nível do VirtualBox está feita! No entanto, quem tentar instalar de imediato de imediato o WIndows 8.1, com as configurações definidas anteriormente, irá receber a seguinte informação:
win81_06
Depois de algumas pesquisas, descobri que tal erro acontece porque esta versão do VirtualBox necessita que se escolha adequadamente a versão do sistema operativo. No meu caso, como se trata de uma versão a 64 bits, deverá ser escolhida a seguinte versão.
win81_07

Uma vez que temos a máquina virtual pronta, agora podemos dar inicio ao processo de instalação do Windows 8. Esse tutorial só amanha estará disponível, por isso estejam atentos.

Quem é que instalou  o Windows 8.1 por raiz?
Quem decidiu esperar pela atualização para Windows 8, como eu?  :D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega