terça-feira, 17 de setembro de 2013

Zero Install – Corra aplicações sem as instalar

Todos nós sabem que após a formatação do sistema a máquina fica com um desempenho muito superior. Essa lentidão é muita das vezes provocada por aplicações que insistem em ser carregadas no arranque e que criam muitas entradas no registo…e não só.
Como solução para este problema, muitos utilizadores recorrem às versões portable que correm em standlone. Hoje apresentamos um projecto simplesmente fantástico que permite aos utilizadores correr um conjunto vasto de software, sem que este esteja instalado na máquina.
zero_00
O Zero install é uma super ferramenta que além de agrupar um conjunto de software, oferece também sempre as últimas versões do software  que disponibiliza.  Numa primeira execução, o utilizador tem disponível uma lista de software mas poderá acrescentar outro, bastando para isso seguir a documentação disponibilizadaaqui.
O utilizador pode escolher qual a versão a executar, actualizar uma versão que já tenha descarregado anteriormente e até definir um conjunto de argumentos para iniciar a aplicação.
zero_01
Após escolher a aplicação a executar, esta ferramenta encarrega-se de obter a mesma da Internet (caso ainda não a tenha em cache)…
zero_02
… podendo o utilizador usufruir da mesma de imediato.
zero_03
Ao nível das opções,a aplicação permite definir quais os modos de download da aplicação (total, só o essencial, offline), definir o caminho para guardar os ficheiros descarregados, configurações ao nível da sincronização (incluindo chaves) e indicar os catálogos de software.
zero_04
O Zero Install é uma aplicação muito interessante que centraliza um conjunto de aplicações. É gratuito e o utilizador não tem de se preocupar com actualizações. O Zero Install está disponível para Windows e Linux.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows /MacOS/Linux
Download: Escolha aqui a versão para o seu sistema
Homepage: Zero Install