Avançar para o conteúdo principal

Os 10 sites de torrents e streaming mais populares em Portugal

Pirate Bay, Wareztuga e Firstrow ocupam o pódio dos sites piratas mais procurados em Portugal. Mas há mais. Alguns têm endereços exóticos; e outro são, quase de certeza, geridos por portugueses.


O Pirate Bay e os sites de pirataria mais populares podem vir a ser bloqueados em Portugal até ao final de 2013, mas é altamente improvável que essa decisão, que depende dos juízes, consiga acabar com todos os endereços similares que permitem o acesso direto a cinema, séries, jogos de futebol, música, videojogos ou livros – quase sempre sem a autorização dos produtores e autores dos conteúdos.
Uma visita pelo ranking da Alexa, relativo a Portugal, permite conhecer, com alguma margem de erro, os 10 sites de partilha ficheiros e transmissão de vídeos em direto ou em diferido (clique na galeria para ver conhecer o Top 10 ou veja no final página).
A análise ao ranking permite confirmar duas tendências: os portugueses não enjeitam alguns dos sites de torrents e stream mais populares a nível internacional, mas o fator de localização também exerce um efeito reforçado, muito por força do hábito local de ver filmes com legendas, que leva a maioria dos internautas a privilegiar versões adaptadas para o português europeu, em detrimento das versões originais sem legendas, ou as dobragens.
O pódio destes sites que os produtores e autores classificam de piratas e que uma multidão de internautas considera ser apenas de livre partilha é um reflexo da mescla de localização e internacionalização: o primeiro lugar é ocupado pelo The Pirate Bay (29º lugar do Ranking Alexa em Portugal), um site onde se encontra todo o tipo de ficheiros e que por isso alcançou o primeiro lugar da popularidade; no 2º segundo lugar do ranking, surge o WarezTuga, que está repartido por dois endereços (68º e 98º lugares no Alexa), permite o acesso a filmes e séries legendados, e tem no currículo o facto de já não aceitar mais inscrições, e de resistir aos raides que têm inviabilizado o acesso aos arquivos e as queixas de associações de autores na Justiça; em terceiro lugar, figura o não menos popular em termos internacionais FirstRow, que permite ver, em direto, os jogos da liga portuguesa e também da espanhola, italiana, inglesa… e provas de várias modalidades.
Os restantes lugares do top 10 refletem igualmente esta mescla de localização e internacionalização. Sites internacionais como Kickass ou Torrentz podem alojar filmes, mas também serão usados para descarregar música, software ou videojogos, entre outros ficheiros. Sites especializados no mercado português, como o BT Next, o LegendasDivx (que apenas funciona apenas como site de apoio que fornece legendas para filmes que os internautas descarregam) ou o FilmesOnlineGrátis têm os filmes como “prato forte”. O que confirma, mais uma vez, que as legendas são um fator determinante em termos de procura.
Os endereços também são reveladores de como funciona este negócio judicialmente acossado pela indústria do entretenimento: a versão do The Pirate Bay tem um endereço com sufixo (.sx) usado numa pequena ilha do Pacífico, que está dependente da Holanda; o Kickass usa o sufixo da Tonga (igualmente uma ilha do Pacífico); o Wareztuga tem um endereço com o sufixo de Tuvalu (.tv) e outro com o sufixo de Montenegro (.me).
O uso de endereços relacionados com estas paragens mais ou menos exóticas poderá estar relacionado com as várias notificações enviadas pelas associações que representam autores, produtores e editores para os serviços especializados no alojamento de sites. Muitos dos sites vão circulando entre os vários serviços de alojamento, até chegarem a um que é conhecido por se recusar a acatar as notificações de remoção das várias associações que representam os autores.
É devido a esta recusa que o Wareztuga se mantém atualmente no ativo, apesar das queixas apresentadas na justiça. O mais popular site de streaming em Portugal tem beneficiado do facto de ter encontrado dois serviços de alojamento que se recusa a “tirá-lo do ar”.
Em contrapartida, as associações que representam os direitos de autor passaram a enveredar pelo envio de pedidos de remoção de ficheiros aos serviços de armazenamento que dão suporte aos sites piratas (BayFiles, Pulocker, entre outros). Os pedidos de remoção dos ficheiros acabam por inutilizar os links que permitem descarregar os ficheiros.
São vários os casos de sites especializados na partilha de ficheiros que operavam no mercado português que acabaram por não resistir à fuga constante das autoridades. Portugal Series, Reformados da Investigação,LegendaTuga são alguns nomes que ainda devem pairar na memória dos internautas portugueses… mas os mais emblemáticos serão provavelmente o BTuga e o Oxe7. Este último endereço, ainda tentou uma segunda vida com a migração para o endereço Moovk, mas acabou por desaparecer perante as pressões. Os registos de audiências do site da Exame Informática revelam que, ainda hoje, há vários internautas que procuram as notícias relacionadas com o Oxe7.
Eis o top 10:
1. thepiratebay.sx: 29º site mais visitado em Portugal segundo o ranking Alexa
2. wareztuga.tv e wareztuga.me: 68º e 98º lugares no ranking Alexa. O Wareztuga é provavelmente o site de streaming gerido por portugueses com maior índice de popularidade
3. firstrownow.eu: o site de dedicado ao streaming de desporto está no 99º lugar do ranking Alexa
4. kickass.to: o sucesso no estrangeiro também se repercutiu em Portugal. 117º lugar no ranking alexa para Portugal
5. torrentz.eu: no 146º lugar do ranking Alexa e um dos mais famosos concorrentes do Pirate Bay no que toca à livre partilha
6. btnext.com: à semelhança do Wareztuga, tem resistido às investidas de autores e produtores de vídeos na justiça. 150º lugar no ranking Alexa
7. legendasdivx.com: um site de apoio a quem usa o formato Divx para ver vídeos. Está no 199º lugar do ranking Alexa
8. filmesonlinegratis.net: tem provavelmente o nome mais sugestivo deste top 10. 247º lugar no ranking Alexa para Portugal
9. extraTorrent.com: outro gigante que veio do estrangeiro. Está no 255º lugar do ranking Alexa
10. free-tv-video-online.me: posicionado num pouco significativo 362º lugar do Alexa, é o site que fecha este top 10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega