sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Unity 8 já está disponível para Ubuntu 13.10

Quando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos são os utilizadores que  continuam a criticar o caminho traçado pela Canonical relativamente à adopção da interface Unity .
A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces e os utilizadores estão entusiasmados com o Ubuntu Phone, que chega já em Outubro e que curiosamente recorre à mesma interface, oferecendo uma experiencia de navegação diferente nos dispositivos móveis. Mas o Unity 8 vai trazer novidades e quem pretender já o pode testar.
unity_8_00
Como já informamos várias vezes, a Canonical pretende que o Ubuntu funcione em tudo o que é dispositivos (PC, tablet, smartphone, etc). Para isso, é necessários fazer algumas alterações na interface Unity, que de certa forma até se ajusta ao segmento móvel e é defendida com unhas e dentes pela Canonical. A interface que se segue chama-se  Unity Next e irá introduzir melhorias significativas na actual interface (que continua pesada, pouco prática e confusa).
unity_8_01
O Unity 8, versão ALPHA já está disponível e os utilizadores já poderão testar no Ubuntu 13.10. No entanto, tratando-se de uma versão ALPHA, é aconselhável que apenas seja testado num sistema de testes e não em produção.
De acordo com o site Unity8Desktop, esta versão traz já algumas novidades das quais se destacam:
  • Interacção com o teclado, incluindo os hotkeys já presentes no Unity7
  • Ratos, Ecrãs touchscreen, scroll wheels, touchpads, tudo poderá interagir com o Unity 8
  • O HUD – Novos menus inteligentes estão já disponível
  • Indicators estão também disponíveis
  • Browser App, Gallery App, Music Player App e Video Player App estarão também já disponíveis
  • Suporte para multi-monitor ainda não deverá funcionar.
unity_8_02
Como testar o Unity 8
Para instalar o Unity 8 basta que no seu Ubuntu 13.10 execute o seguinte comando:
sudo apt-get install unity8
Em seguida, basta apenas executar o comando unity8, via terminal para iniciar o Unity 8.
O Unity 8 final deverá estar disponível APENAS com a versão final do Ubuntu 14.10 referiu um engenheiro da Canonical
…] the integration of Unity 8 into Ubuntu Desktop is not scheduled to happen for 13.10 but will only be fully integrated for 14.10. The QML based Unity 8 is currently fully integrated on the Ubuntu Touch images only“.

Mas uma vez esperamos que seja “devolvida” a performance do sistema que, com a adoção do Unity, ficou simplesmente afectada…