Avançar para o conteúdo principal

OpenOffice 4 disponível para Download

Melhorias ao nível da compatibilidade de documentos com o Microsoft Office
Em tempos de crises como os que se fazem sentir, porque não tirar partido de software gratuito? O OpenOffice.org é um uma suite de de aplicações totalmente gratuita do género do popular Office da Microsoft. Depois do enorme sucesso que foi o OpenOffice 3.4, com 57 milhões de downloads, recentemente a equipa responsável pelo projecto OpenOffice lançou a versão 4 que traz algumas novidades interessantes.
openoffice_4_02

O Apache OpenOffice é um software completo de produtividade equivalente ao Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision, posteriormente adquirida pela Sun Microsystems. O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições   que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo inteiro. Actualmente o OpenOffice é um excelente substituto do Microsoft Office.
openoffice_4_01
Dentro da suite OpenOffice.org  podemos encontrar:
  • Editor de texto (Writer) – Alternativa ao Word
  • Folha de cálculo (Calc) – Alternativa ao Excel
  • Apresentação (Impress) – Alternativa ao PowerPoint
  • Ferramenta para desenho (Drawing)
  • Base de Dados (Database) – Alternativa ao Access
  • Editor de Fórmulas (Math)
O OpenOffice tem sofrido grandes desenvolvimento nos últimos tempos, desenvolvimentos esses que fazem desta ferramenta uma excelente suite de produtividade. Esta versão inclui a interface IBM’s Lotus Symphony Sidebar, que foi doada pela IBM à Apache Foundation. O código foi adaptado para ser “encaixado” no OpenOffice 4.0
openoffice_4_00
Resumo das novidades do OpenOffice.org 4.0
  • Melhorias ao nível da compatibilidade de documentos com o Microsoft Office
  • 500 bugs corrigidos
  • Melhorias no tratamento de objectos vectoriais e gráficos
  • Suporte a 22 idiomas
  • Melhor desempenho
  • Melhorias significativas na gestão de extensões
  • Ferramentas de controlo de qualidade melhoradas
  • Melhorias nos objectos Draw
  • Suporte para Microsoft Office Open XML (OOXML)
Todas as novidades podem ser consultadas aqui
O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).
Para Juergen Schmidt, Apache OpenOffice Release Manager, “A interoperabilidade com o Microsoft Office tem prioridade elevada neste projecto….a equipa tem trabalhado arduamente para que a compatibilidade entre documentos produzidos nas duas plataformas se mantenha.
Microsoft Office interoperability is a very high priority for the project,”.  “We are working hard to ensure that our users can successfully exchange documents and document content with colleagues who continue to use Microsoft Office. Moving forward we plan to continue our focus on OOXML document interoperability”
Actualmente o OpenOffice.org 4.0 já está disponível em Português.

Licença: LGPL

Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: OpenOffice.org 4.0
Homepage: OpenOffice.org

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega