Avançar para o conteúdo principal

Malware rouba password a 800 mil utilizadores do Facebook



O Facebook é hoje o mais desejado cenário para propagar malware. Os ingredientes estão lá todos: milhões de utilizadores com poucos conhecimentos sobre segurança informática, facilidade de partilha de conteúdos multimédia e muita passividade por parte de quem dá como fidedigno o que está no mural de um amigo ou conhecido. Esta receita facilmente atrai os criminosos que, desta vez criaram um malware, que se propaga através de um vídeo e que já infectou cerca de 800,000 computadores. 
Mas como pode um vídeo “atacar” o nosso computador? Segundo o investigador Carlo Micheli, em conversa com o blog Bits do New York Times, o malwareespalha-se em hiperligações, e-mails ou mensagens do Facebook, informando os utilizadores de que foram identificados na rede social mais famosa do mundo. Quando os utilizadores dão um clique na hiperligação, são convidados a descarregarem uma extensão para o Google Chrome. Os dados são preocupantes, pois este malware está a espalhar-se a um ritmo de 40,000 ataques por hora e já infectou mais de 800,000 utilizadores. Esta empresa de segurança independente avisa que já se encontra a circular uma versão especialmente dirigida a utilizadores do Firefox, onde o método é o mesmo.. solicita o download de uma extensão para ver o vídeo. “Há alguns anos atrás, provavelmente diria a um amigo para não carregar nos anexos que chegam por e-mail. Agora o mesmo aplica-se a addons para os browsers”. Refere o investigador. Esta técnica de disfarçar malware como um add-on para browsers não é nova. Recentemente a ESET alertou para o facto de um popular add-on, o Orbit Downloader, conter também código malicioso como  informarmos aqui. O comportamento que deve sempre seguir, quando está nas redes sociais é de não aceitar qualquer transferência para a sua máquina, muito menos instalar seja o que for para poder ver os conteúdos multimédia, isso, só por si, previne que seja contaminado com malware. Não passe informação pessoal a inquéritos e tenha cuidado onde insere as suas credenciais pois nem todos os computadores são fiáveis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega