Avançar para o conteúdo principal

Hora do Ubuntu sincronizada com o Observatório Astronómico

…de Lisboa
Após a instalação de uma máquina com Linux uma das coisas que começo por fazer é configurar o serviço NTP. O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente  acertar os relógios das máquinas.
Esta sincronização é importante pois além de ter sempre o relógio da máquina acertado, permite por exemplo comparar logs de várias máquinas em espaços de tempo muito reduzidos e assim avaliar determinados acontecimentos.
time
Para este tutorial, vamos ensinar a acertar a hora no Ubuntu, recorrendo ao serviço disponibilizado pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).De referir que esta processo pode ser igualmente feito em Windows e Linux.
Para sincronizar o relógio do Ubuntu com o serviço do OAL, basta seguir os seguintes passos:
Passo 1) Instalar, caso necessário, o NTP no Ubuntu
Passo 2) Configuração do serviço NTP
Para configurar o serviço NTP  vamos usar os servidores disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa. Essa informação deve ser depois inserida no ficheiro /etc/ntp.conf
ntp_00
Por fim gravamos e procedemos ao restart do serviço usando o comando
sudo service ntp restart
Para verificar se a sincronização está está OK, basta usar o comando:
sudo ntpq -c lpeer
ntp_01
Em caso de erro, podem sempre validar o que se está a passar, usando o comando
sudo tail -f /var/log/syslog
Como viram é muito fácil configurar o NTP no Ubuntu e derivados. A data/hora de um sistema é uma das configurações mais importantes do mesmo. Através dessa informação actualizada, podemos em determinados casos, verificar através dos logs tudo o que se passou com o nosso sistema numa determinada data/hora. Se ainda não configuraram, aqui está uma boa oportunidade.

Homepage: NTP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega