Avançar para o conteúdo principal

Chegou o Fedora 19 – Uma distro Linux para power users

Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux  preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.
Depois do lançamento do Fedora 18 “Spherical Cow” em Janeiro, eis que chegou o Fedora 19 Schrödinger’s Cat…a tempo e horas.
fedora19_00
O Fedora continua a ser uma das distribuições que mais inova, apresentando novas versões a cada seis meses. Robyn Bergeron, anunciou esta terça-feira, o Fedora 19 Schrödinger’s Cat que traz consigo algumas novidades interessantes, das quais destacamos:
  • Developer’s Assistant – uma nova ferramenta para programadores, que ajuda na criação de projectos, oferecendo templates, samples, etc. Depois de finalizado o projecto, este pode ser de imediato publicado no GitHub
  • Modelação e impressão 3D: Suporte para OpenSCAD, Skeinforge, SFACT, Printrun, RepetierHost e outras ferramentas
  • OpenShift Origin – Permite ao utilizador criar a sua própria infraestrutura PaaS ( Platform-as-a-Service)
  • node.js, Popular plataforma, baseada em Javascript, para implementação de serviços em tempo real
  • Ruby 2.0.0
  • MariaDB, como motor de base de dados
fedora19_01
A distribuição Fedora é normalmente destinada a power users e esta versão 19 não é excepção. Além das novidades apresentadas apenas referir que esta versão vem com o Kernel 3.9 e usa como ambiente gráfico de trabalho o GNOME 3.8.3. Esta versão vem também como o KDE Plasma Workspaces 4.10 e com o GNOME 2 e estão disponíveis versões com o LXDE e Xfce.
Nos próximos dias apresentamos um tutorial de instalação desta versão e uma análise mais detalhada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega