Avançar para o conteúdo principal

Aprenda a instalar o novo Kernel Linux 3.10

Melhorias ao nível do suporte a SSDs e também para GPU’s AMD

O kernel (núcleo) é considerado o coração de qualquer sistema operativo.Esta camada, interage directamente com o hardware e é responsável por simplificar a forma como o utilizador lida com os periféricos electrónicos.
Depois de alguns meses de trabalho, Linus Torvald anunciou o Kernel Linux 3.10 que traz algumas novidades interessantes.
kernel
O Kernel Linux 3.10 traz consigo um conjunto de novidades e melhores que visam garantir a melhor performance e segurança a qualquer distribuição Linux.  Das novidades há a destacar as melhorias significativas para equipamentos SSD (solid-state storage), já que traz suporte para “bcache” - lock-layer cache (cache de blocos para qualquer sistema de ficheiro) e também suporte para (as sempre problemáticas) GPU’s AMD.
Outras novidades
  • Suporte a decodificação de vídeo UVD (Unified Video Decoder)
  • Suporte melhorado para Intel Haswell Linux
  • Sistema de ficheiros XFS já têm a possibilidade de criar checksums dos metadados
  • Melhorias ao nível da stack protocolar
  • Melhorias ao nível da  gestão de energia, etc.
Como actualizar no Ubuntu e derivados?
Para quem pretender actualizar de imediato já o kernel no seu Ubuntu ou derivado, basta que siga os seguintes passos:
Passo 1 – Abrir o terminal (CTRL + ALT + T) e obter o script criado pelo site upubuntu
wget http://dl.dropboxusercontent.com/u/47950494/upubuntu/kernel-3.10 -O kernel-3.10
Passo 2 – Dar permissão de execução ao script, através do comando
chmod +x kernel-3.10
Passo 3 – Executar o script
sudo sh kernel-3.10
ub
Depois de instalado, basta reinicar o sistema e está feito. Se por algum motivo pretenderem desinstalar o kernel, basta que usem o comando
sudo apt-get purge linux-image-3.10*
Como viram, actualizar o kernel de uma distribuição Linux já pouco ou nada tem de difícil. Como referido, esta versão traz melhorias significativas o que é sempre bom para corrigir os problemas detectados. Para quem tem problemas com gráficas AMD, pode agora tentar a sua sorte.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega