Avançar para o conteúdo principal

ajenti – Gestão do seu servidor Linux através da Web

Como Administrador de sistemas, alguns deles baseados em Linux, a gestão dos mesmos é normalmente realizada via CLI. No entanto, há determinadas situações em que um ambiente gráfico ajuda a realizar determinadas tarefas . O Webmin  é a minha ferramenta gráfica preferencial para gestão via Web de máquinas Linux mas recentemente tenho testado o ajenti e tenho boas impressões. Vamos conhecer melhor esta plataforma.
ajenti
Ajenti é uma ferramenta open source que funciona estilo um painel de controlo para gestão dos mais diversos serviços numa máquina Linux, como por exemplo Apache, Cron, File System, Firewall, MySQL, Nginx, Munin, Samba, FTP, Squid….e muitos outros. Esta ferramenta  é web based, muito semelhante ao Webmin, e muito útil para gestão de VPS e servidores dedicados.
Como instalar o ajenti no Ubuntu e derivados?
Para instalar o ajenti basta seguir os seguintes passos:
Passo 1) Abrir o ficheiro /etc/apt/sources.list
sudo nano /etc/apt/sources.list
e adicionar a seguinte linha
deb http://repo.ajenti.org/debian main main
aj_00
Passo 2) Vamos agora proceder a instalação da chave do respositório
wget http://repo.ajenti.org/debian/key -O- | sudo apt-key add -
Passo 3) Mandamos agora actualizar a lista  de sources
sudo apt-get update
Passo 4) Por fim, mandamos instalar o ajenti, usando o comando
sudo apt-get install ajenti
Depois de instalado basta abrir o browser e inserir o endereço http://localhost:8000. Para entrar use as seguintes credenciais:
utilizador: admin
Password: admin
aj_01
Numa primeira fase o utilizador é questionado sobre quais os plugins (num total de 35) a instalar, que permitirão gerir os mais diversos serviços.
aj_02
Do lado esquerdo aparecerão todos os serviços possíveis de gerir  e do lado esquerdo todos os parâmetros que podem ser configurados.
aj_04

O ajenti é uma fantástica alternativa ao Webmin. Com esta plataforma, o administrador tem uma visão rápida e completa de todo o que se está a passar nos seus servidores. Para que tenciona implementar um plataforma deste tipo, o ajenti  é sem duvida uma boa solução. Experimentem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega