Avançar para o conteúdo principal

5 sugestões para gestores seguros de passwords

Como utilizadores de vários serviços disponíveis na Internet  necessitamos normalmente de credencias de acesso (utilizador / password). É a conta do facebook, é a conta de e-mail, é o site das finanças, do banco, da escola….enfim um conjunto de serviços para os quais, devemos tentar sempre ter credenciais de acesso diferentes (por questões de segurança).


Apesar de não ser uma boa política de segurança escrever todas as passwords que possuímos, o certo é que com tantas passwords torna-se difícil a qualquer ser humano manter essa informação apenas em memória. Para ultrapassar esta questão deixamos hoje 5 sugestões para aplicações/serviços para vários sistemas.
passwords


1) LastPass
O LastPass é provavelmente um dos  gestores de credenciais mais popular e potente. Com suporte de clientes (extensões) para a maioria dos browsers e com acesso via Internet, este é sem duvida uma excelente solução para quem necessite de um serviço transversal para vários dispositivos.
lastpass
Homepage: LastPass

2) KeePass
KeePass é uma aplicação gratuita open-source que permite gerir as suas passwords de forma segura longe de olhares alheios. Hoje em dia tantos são os cartões, logins, palavras-chave e códigos de acesso que fica complicado gerir com lucidez todos estes aglomerados de letras, números e símbolos.
Então podemos guardar tudo no KeePass que, somente com uma forte palavra-chave, permite o acesso aos dados gravados.
keepass_000
Homepage: KeePass | KeePass2 Ubuntu

3) KeePassDroid
O KeePassDroid é uma versão para Android do popular Keepass, uma aplicação gratuita open-source que permite gerir as suas passwords de forma segura ( recorrendo ao algoritmo Rijndael também conhecido por AES) e longe de olhares alheios.
O KeePassDroid partilha muita das funcionalidades do Keepass e no sentido de manterem sincronizadas as passwords entre o Keepass instalado no PC e o KeePassDroid instalado no smartphone com Android, podem sempre ao fantástico Dropbox. Para tal, apenas necessitam de colocar a base de dados do Keepass/KeePassDroid  partilhada via Dropbox.
keepass_droid_01

Homepage: KeePassDroid

4) myPassword
O myPassword é uma aplicação que fica alojada na barra de menus e pode ser chamada a qualquer momento para que nos gere uma palavra passe para que a possamos usar em qualquer lado.
Basta que cliquemos no ícone da barra de menus para que seja mostrado o menu da aplicação e aí possamos escolher o que pretendemos fazer. O myPassword tem dois modos, um mais simples e automático e outro mais detalhado e manual.
Homepage: myPassword

5) 1Password
Com o 1Password podemos basicamente ter um local seguro onde deixamos todas as nossas palavras-passe, devidamente gravadas, sem que possamos esquecer algumas, mesmo as menos utilizadas.
Ao utilizar esta ferramenta começamos por criar um “chaveiro” ou estrutura que irá albergar as nossas credenciais.
1Password
Homepage: 1Password
Existem muitos outros serviços/aplicações com a finalidade de manter seguras as nossas credenciais. Estas foram as nossas 5 sugestões para hoje mas gostaríamos também de saber qual destas é a vossa favorita ou outras alternativas que conheçam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega