Avançar para o conteúdo principal

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um ladoJonathan Riddell, do projecto Kubuntu,  referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição 
Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR.

ub_1310

Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland  – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical).
Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o Unity 8 (também conhecido como Unity Next), que apenas estará disponível no Ubuntu 14.10 segundo o roadmap divulgado por Olli Ries – Director dos subprojectos Mir e Unity na Canonical 
Para o Ubuntu 13.10, que virá com o Unity 7,  os planos definem que o Mir  estará presente por omissão no sistema, correndo em modo de compatibilidade através do XMir.
Segundo as informações divulgadas no mesmo artigo, o XMir apenas será suportado, aquando do lançamento do Ubuntu 13.10, por drivers open source (Intel, Nouveau e Radeon) .  Os drivers proprietários (Nvidia e ATI) não terão ainda suporte nessa altura, estando previsto que tal venha a acontecer apenas quando o Ubuntu 14.04 for lançado.
Aqui fica uma pequena demonstração do Unity 7, GNOME 3, KDE, Xfce e LXDE a correr sobre o XMir:
O Mir deverá chegar já em finais  Julho aos utilizadores que têm o Ubuntu 13.10 já instalado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega