Avançar para o conteúdo principal

Firefox vai ter uma versão para empresas

Os ciclos de desenvolvimento dos browsers que estão no mercado estão a sofrer verdadeiras revoluções. Com novas versões a sair em períodos muito curtos e com o acesso a versões de teste os utilizadores conseguem ter acesso a novidades e actualizações de segurança em espaços de tempo muito curtos.
No entanto estas versões trazem um problema para todas as empresas que usam esses browsers e desenvolvem aplicações em cima deles. Por outro lado as extensões deixam de ter suporte ao surgirem novas versões do browser. Para evitar estes problemas, a Mozilla decidiu que irá ter uma versão do Firefox dedicada a estes ambientes.



Num artigo recentemente publicado no blog da Mozilla, Jay Sullivan, anunciou que o que era até há poucas semanas uma ideia para eliminar os problemas inerentes às constantes actualizações do Firefox, as versões ESR (Extended Support Release), vão passar à prática.
A necessidade desta versão advém da necessidade que foi expressa por muitos utilizadores, a maioria administradores de sistemas em empresas e de vários organismos que se viam confrontados com problemas resultantes das constantes actualizações do Firefox.
Muitas vezes essas actualizações limitavam a utilização de sites desenvolvidos para versões específicas do Firefox ou levavam a que extensões criadas ou desenvolvidas com intuitos específicos deixassem de funcionar por alterações de código ou por simples verificações da versão do Firefox.
A primeira versão deste Firefox, o ESR (Extended Support Release), irá ser disponibilizada com o lançamento da versão 10, esperada já no final deste mês. O alvo desta versão são as empresas, instituições públicas, universidades e todas as organizações que fazem a gestão centralizada do Firefox.
Esta versão terá um ciclo de desenvolvimento próprio e garantirá a todos os que a usam pelo menos 12 meses de suporte e desenvolvimento sem alterações significativas. ao fim desse período será disponibilizada uma nova versão.
Sempre que for lançada uma nova versão do Firefox ESR, a Mozilla compromete-se a continuar a disponibilizar actualizações para a versão anterior por 12 semanas, o que permite que sejam realizadas as alterações necessárias pelos administradores das empresas ou de quem desenvolve as aplicações.
Esta versão do Firefox vai ser desenvolvida em paralelo com as restantes versões mas estará limitada na apresentação de todas as novidades que estão a ser disponibilizadas nas novas versões. Apenas as actualizações de segurança vão ser incorporadas na versão ESR.
Desta forma a Mozilla espera disponibilizar para ambientes que necessitam específicos uma versão mais estável e sem as alterações que provocam os conhecidos problemas que têm afectados os utilizadores nas últimas versões.[via]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega