Avançar para o conteúdo principal

Desactive aplicações do arranque do Windows 8

Muitos utilizadores costumam avaliar a performance da sua máquina com a rapidez com que esta arranca inicialmente com o sistema operativo. Lembro-me que o Windows 8 prometia um tempo de boot super sónico (tirando partido dos processadores multi-core, discos SSD e tecnologia UEFI) mas a verdade é que, com a utilização do sistema/instalação de aplicações, passados alguns meses,  o sistema, tal como os anteriores,  começa a demorar “tempos infinitos” no arranque do sistema.
Como resolver esta questão?
w8_a6
A dica é simples. Se além do sistema operativo a máquina tem de carregar, no arranque, aplicações e serviços então é por aí que temos de atacar. As mudanças das versões anteriores do Windows  para o Windows 8 não foram assim tão radicais, apesar da interface ter sofrido algumas (pequenas) alterações.
Como desactivar aplicações e serviços no Windows 8?
Para aceder ao menu de startup do sistema operativo, basta carregar na tecla Windows + X  e depois escolher Task Manager
w8_a1
Depois carregamos em More details
w8_a2
Dentro do Task Manager temos os separadores Startup e Services
w8_a3
Considerando que pretendemos desactivar algumas das aplicações do arranque do sistema, basta selecionar a aplicação e carregar em Disable. Vamos considerar que não pretendemos que o Dropbox arranque com o sistema operativo (selecionar Dropbox > Carregar em Disable).
w8_a4
Para quem pretender desactivar/adicionar mais rapidamente as aplicações do arranque, basta ir a C:\Users\<user>\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup  e remover ou adicionar atalhos das aplicações.
w8_a5


De referir que o “velhinho” msconfig é agora um estilo de atalho para a Task Manager. Para verificar se o tempo de arranque melhorou, podem usar esta dica:  Saiba o tempo de arranque e fecho do seu Windows. O processo para os serviços é idêntico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega