quinta-feira, 30 de maio de 2013

Microsoft desvendou ainda mais sobre o Windows 8.1

A chegada do Windows 8.1 está para muito breve e os rumores sobre o que esta nova versão trará ou não começam a avolumar-se, aguçando a curiosidade de todos sobre as novidades que esta nova versão do Windows vai trazer.
Depois de termos apresentado a confirmação de alguns rumores sobre o que o Windows 8.1 vai trazer, a Microsoft anunciou hoje algumas das novas funcionalidades que vão poder ser vistas, dando razão a alguns rumores e a algumas certezas.
win_8_1_1

A apresentação do Windows 8.1 será feita já no próximo dia 26 de Junho, na Build, a conferência anual de programadores da Microsoft. Mas para preparar já todos e dar a conhecer um pouco mais do que será de esperar foram hoje apresentadas alguma novidades.
Estas foram já tornadas públicas, tal como demos a conhecer hoje ao início da manhã e mostram que a Microsoft deu ouvidos aos pedidos de muitos dos seus utilizadores.

Personalização

win_8_1_2
O novo Windows 8.1 será mais personalizável, o que o tornará mais ao gosto do utilizador. Vamos poder definir uma imagem de fundo no desktop e no novo menu Start (a ModernUI).
Presente estará também uma nova versão do menu Iniciar que conterá as aplicações instaladas de forma agrupada e onde poderão aplicar filtros para aceder às que pretendem mais depressa.
Mas porque o Windows 8 abrangeu uma mais larga variedade de equipamentos, incluindo tablets, passamos a poder usar o ecrã de bloqueio para outras funções.
Uma dessas funções é capacidade de o tornar numa moldura digital onde vão ser mostradas as fotografias que tenham locais ou no SkyDrive. Vão ainda poder tirar fotografias directamente deste ecrã de bloqueio.
Os Tiles foram também melhorados estando agora disponíveis em novos tamanhos e com outras definições agrupadas.

Pesquisa

win_8_1_3
A pesquisa no Windows 8.1 será também melhorada e será mais abrangente. A pesquisa da Charm passará a incluir também resultados do Bing, bem como de ficheiros do vosso próprio sistema.
Toda esta informação será mostrada numa nova interface, mais arrumada, mais organizada e de melhor acesso.

Apps e Windows Store

win_8_1_4
As aplicações nativas do Windows 8 vão ser melhoradas e novas funcionalidades vão ser adicionadas ao passarem para o Windows 8.1.
Mas a interacção entre as aplicações e o seu funcionamento em simultâneo foi melhorado. Para além de podermos ter duas aplicações Metro a correr em simultâneo, as suas dimensões passam a poder ser geridas livremente.
Quem usa vários monitores pode agora ter até 3 aplicações a correr ao mesmo tempo, cada uma no seu ecrã. Outra novidade é a partilha de ecrãs entre aplicações e a possibilidade de termos várias janelas de uma aplicação em simultâneo (IE, por exemplo).
A loja de aplicações do Windows vai ser redesenhada para disponibilizar ainda mais informações sobre cada uma das aplicações disponíveis. A arrumação destas aplicações nas suas categorias foi também melhorada.

Conectividade Cloud

win_8_1_5
A integração com o SkyDrive vai ser ainda maior, permitindo aos utilizadores gravarem os seus documentos e ficheiros directamente neste serviço.
A aplicação SkyDrive vai dar-vos acesso a todos os ficheiros, independentemente de estarem locais ou na Cloud. O acesso offline aos ficheiros foi também garantido.
Sempre que se autenticarem num PC ou tablet com uma conta Microsoft a configuração do Windows que estiver guardada no SkyDrive será de imediato aplicada.

Outras melhorias

O Internet Explorer 11 será uma certeza e trará uma experiência de utilização da Internet ainda melhor para os utilizadores do Windows 8.1.
Para além de melhorias na navegação e na apresentação de páginas, o IS 11 trará melhorias na personalização e a possibilidade de acederem aos separadores abertos noutros equipamentos com o Windows 8.1.
A nova aplicação de gestão do Windows (PC Settings) dará acesso à quase totalidade de funções sem que tenham de aceder ao Painel de Controlo. Vão poder gerir aí a vossa máquina e configurar um vasto conjunto de opções do próprio Windows.
Todas estas novidades vêm mostrar um Windows ainda mais capaz e principalmente que a Microsoft deu ouvidos a todos os utilizadores que se queixaram do Windows e da ausência de algumas funcionalidades que eram tidas como essenciais.
No próximo dia 26 será dado acesso a ainda mais informação e à primeira versão de testes do que será o novo Windows 8.1