Avançar para o conteúdo principal

Como saber se alguém entrou no nosso PC

Actualmente todos os sistemas operativos dispõem de ferramentas que nos permitem saber, com consistência, tudo o que o aconteceu no nosso PC. Vamos saber como.
acess
Na sequência do pedido do leitor, decidimos apresentar duas soluções, uma para Windows outra para Linux.
Windows
Tudo o que acontece no PC fica registado no sistema de logs do Windows. O sistema operativo da Microsoft regista todos os eventos que acontecem no PC e oferece uma aplicação gráfica que permite ver facilmente todos esses registos, o Windows Event Viewer.
Para saber se aluem entrou no seu PC, basta consultar os registos relativos aos acessos à máquina. Para isso procuramos no sistema por eventvwr
event
Nota: Esta acção pode também ser executada via Executar e escrever o comando eventvwr
Dentro do Windows Event Viewer, basta aceder a Windows Logs > System e procurar no painel central pelos eventos cuja source (origem) estejam identificados como WinLogon.
Como podem ver pela imagem seguinte, todos os acessos ao sistema ficam registados e guardam a data/hora e mais algumas informações.
event_01
GNU/Linux
No caso do GNU/Linux, os logs são normalmente visualizados através da linha de comandos, através dos populares e potentes comandos cat, tail, grep, etc.  Os logs estão normalmente no directório /var/log
logs_03
No entanto, as distribuições modernas incluem também ferramentas gráficas para visualizar todo o que se passou no sistema. Por exemplo, no caso do Mint podemos aceder a Ferramentas de Sistemas e abrir a ferramenta Log File View
logs_02
No Log File View podemos também verificar toda a informação dos acessos ao sistema, escolhendo do lado direito o log auth.log e depois analisando por dia. De referir que a ferramenta oferece vários filtros para encontrar facilmente a informação.
logs_04
Aqui fica a dica para quem desconfia que lhe andam a aceder ao computador e quer ter a certeza de tal acto. De referir, que através do logs podemos também ficar a saber os acessos remotos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega