Avançar para o conteúdo principal

Grub Customizer – Personalize o Grub2 do Ubuntu


Uma das coisas essenciais para quem instala o Ubuntu em dual boot (leia-se o Ubuntu + outro sistema operativo) é a configuração do GRUB.
Trata-se do gestor de boot do projecto GNU, e tem como função dar-nos a escolher qual dos vários sistemas operativos instalados no PC queremos iniciar, qual o pré-definido para arrancar automaticamente, quantos segundos até arrancar automaticamente, etc.
Para quem pretender personalizar o Grub, o Grub Customizer é uma boa solução.
boot_00
Para quem não conhece, o Grub Customizer tem como objectivo, permitir aos utilizadores a personalização do Grub através da disponibilização de uma interface gráfica. Com a versão 2.0, foram introduzidas novas funcionalidades que permitem facilmente definir timeouts, visibilidade dos menus, resolução do  ecrã, background e cores (apenas no grub 2.0), entre outras opções.
grub_01
Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu?
Para instalar o Grub Customizer no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer
Depois de instalado, o  Grub Customizer fica disponível em Applications -> System Tools -> Grub Customizer
grub_02
O Grub Customizer é uma excelente aplicação para “mexer” no tão complexo e sensível grub. Com esta ferramenta, qualquer utilizador pode facilmente personalizar o seu grub, incluindo por exemplo um background ou alterando outros parametros, de forma muito fácil e segura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega