Avançar para o conteúdo principal

zsync – Tenha o seu Ubuntu sempre actualizado

Ter um sistema operativo actualizado é meio caminha andado para que o sistema funcione correctamente e sem bugs. Para quem é utilizador do Ubuntu sabe, certamente, que é raro o dia que não apareça uma versão modificada (designadas de Daily Builds), que incluiu as ultimas novidades e alterações do sistema.
Essas imagens  podem ser descarregadas normalmente (cerca de 800 MB) e instaladas numa máquina mas ha mecanismos que permitem que o utilizador  apenas actualize o seu sistema com os pacotes em falta. Vamos conhecer a ferramenta zsync .
zsync_02
O zsync é essencialmente uma ferramenta de transferência de ficheiros. Com esta ferramenta, o utilizador passa a dispor de um mecanismo capaz de obter os ficheiros a partir de um servidor remote que os compara com as versões instaladas no seu sistema local e que procede à respectiva actualização.
Além de poupar tempo no processo de actualização, o zsync “colabora” também com os utilizadores que possuem planos de dados de Internet limitados.
Como instalar o zsync?
O zsync pode ser facilmente instalado via Ubuntu Software Center, ou então abrindo o terminal e colocando o seguinte comando:

sudo apt-get -y install zsync
Como podemos usar o zsync?
A utilização do zsync é bastante simples. Considerando que estamos já com o Ubuntu 13.04 (Raring Ringtail) basta aceder ao site onde são colocadas as Daily Builds (ver aqui) e obter o respectivo link da imagem.zsync
zsync
Depois (considerando este exemplo e tendo em conta também que estamos com um sistema de 64 bits. Nota: ter em atenção a imagem.zsync a escolher) basta abrir a linha de comandos e inserir o seguinte comando:
zsync http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/raring-desktop-amd64+mac.iso.zsync
zsync_01
Esta é sem duvida uma ferramenta extremamente util, que permite facilmente ter o sistema UP date! Para os utilizadores de outras distribuições é possível efectuarem o download do código fonte aqui e compilar para o vosso sistema. Experimentem :P

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega