Avançar para o conteúdo principal

Saiba o tempo de arranque e fecho do seu Windows


Uma das maiores preocupações dos utilizadores do Windows é o seu tempo de arranque. Este é sempre um dos pontos de comparação com outros sistemas operativos e é sempre uma das maiores guerras que acabam por eclodir sempre que começam as comparações.
Mas afinal como detectar este tempo num Windows sem recorrer a qualquer aplicação e confiar apenas e só no bom e velho Windows? Simples, vejam abaixo como o fazer…
A dica que hoje apresentamos vai permitir que verifiquem qual o tempo que o vosso Windows demorou a arrancar e a encerrar. Esta informação poderá servir para verificarem o tempo que o vosso sistema operativo realmente demora a arrancar e vão poder confirmar que a remoção de determinados softwares aceleram o processo de arranque ou de encerramento do Windows.
A dica é simples e requer que verifiquem um dado que está desde sempre no visualizador de eventos. Sim, o Windows regista o tempo que demorou a arrancar e a encerrar. Só temos de saber onde procurar.
Para iniciarem o processo de visualização destes dados devem começar por chamar o visualizador de eventos do Windows. Para isso no menu iniciar devem escrever event ou visualizador. Deve surgir como hipótese, no topo, o Visualizador de Eventos do Windows.



Ao escolherem o Visualizador de Eventos do Windows será aberta uma janela desta aplicação. Devem navegar na coluna da esquerda para o seguinte registo:

Registo de Serviços e Aplicações -> Microsoft -> Windows -> Microsoft-Windows-Diagnostics-Performance -> Operational

Ao chegarem a esse registo devem seleccioná-lo e escolherem na coluna da direita da janela do Visualizador de Eventos a opção Filtrar Registo Actual.
Neste ponto devem diferenciar o tipo de tempo que pretendem verificar. Os passos abaixo são os necessários para a visualização do tempo de arranque. De seguida daremos também os passos necessários para verificarem os tempos de encerramento do Windows.
Tempo de Arranque
Ao seleccionarem a opção indicada será aberta uma nova janela onde devem seleccionar os seguintes dados:
  • Nível de evento: Aviso
  • ID de evento: 100 – Este é o código associado ao arrancar do Windows

Da lista de eventos que forem apresentados devem escolher o mais recente. Se necessitarem de verificar um arranque mais antigo escolham então essa data.
Os dados apresentados nesse registo são fáceis de interpretar. O valor que procuram está logo no início da janela aberta e está representado como Tempo do Arranque. Esse tempo está expresso em milissegundos pelo que para terem o valor em segundos basta que dividam o valor por mil.

Tempo de encerramento
Para detectarem e verificarem o tempo que o vosso Windows levou a encerrar devem seguir os mesmos passos, mas apenas com uma alteração. O código associado ao ID do evento deve ser o 200. Este é o código associado ao evento encerrar do Windows.

Mais uma vez devem escolher a data mais recente para verem o tempo de encerramento mais recente. Podem também ver outras datas para verificar encerramentos anteriores.

Usem esta pequena dica para verem com elevado grau de precisão o tempo que o vosso Windows leva a encerrar e a arrancar. Podem naturalmente comparar com outros sistemas operativos e assim terem dados que vos permitam garantir qual deles é efectivamente o mais rápido.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega