Avançar para o conteúdo principal

Nova destribuição linux: Fuduntu 2012.3

O Fuduntu é caracterizada para ser uma distribuição Linux muito leve e divertida.
Esta distribuição está optimizada para portáteis, permitindo uma redução de consumos na ordem dos 30%.
fuduntu_01
O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui algumas aplicações das quais destacamos: o Firefox, Banshee, VLC, Nautilus Elementary, Jupiter, Chromium,  LibreOffice, etc. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.
fuduntu_04
Recentemente a equipa responsável pelo projecto Fuduntu (agradecimento ao Pedro Mateus pelo contacto), disponibilizou o Fuduntu 2012.3.
Segundo Pedro Mateus:
O update é como todos os outros, uma compilação de todas as actualizações até agora. Os utilizadores que já tenham o Fuduntu instalado não precisam de reinstalar visto que basta fazer as actualizações que vão aparecendo para ter a versão mais actual da distribuição. A principal alteração é que agora já usamos o GRUB 2 por omissão e o GCC foi actualizado para a versão 4.6.3
fuduntu_03
Outras  novidades
  • Kernel 3.4.4
  • Chromium 19.0.1084.56
  • Firefox 13.0.1
  • Thunderbird 13.0.1
  • LibreOffice 3.5.4.2
  • GIMP 2.8
  • Pidgin 2.10.4
  • Grub2 2.0-0.27
  • VirtualBox OSE 4.1.16 (Novo pacote!)
  • Infinality Freetype 2.4.10
  • WINE 1.4.1
Galeria de imagens



Tendo em conta as características oferecidas pelo Fuduntu, esta é de facto uma excelente distribuição para computadores portáteis e não só. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

Informações:

 Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: Fuduntu-2012.3-i686-LiveDVD.iso [913 MB]
Download: Fuduntu-2012.3-x86_64-LiveDVD.iso [940 MB]
Homepage: Fuduntu

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega