domingo, 13 de maio de 2012

Linux Deepin – Um Ubuntu mais bonito e simples

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque a outras distribuições menos conhecidas. Exemplo disso é o projecto Linux Deepin, que transformou o Ubuntu num sistema ainda mais bonito e simples de usar.
deepin_00
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão, inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, está agora também disponível em inglês.
A ultima versão do Deepin (11.12.1) vem com o Gnome Shell 3.2.1 e é baseada no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot.
deepin_01
Além da interface, o Linux Deepin disponibiliza o seu próprio Centro de Aplicações, que oferece um conjunto de funcionalidades como por exemplo um gestor de actualizações integrado, suporte para downloads paralelos, resumo de downloads e claro, a instalação de aplicações.
deepin_03
O Linux Deepin traz ainda instalado o LibreOffice, Firefox, Thunderbird, GNOME Mplayer, Deadbeef como player de audio, Iptux (LAN messenger), uGet download manager, GNOME Tweak Tool, Empathy entre outros: Tal como outras versão baseadas no Ubuntu, o Linux Deepin traz pré instalados codecs e o Adobe Flash.
deepin_02
Vejam o Linux Deepin em acção no vídeo seguinte:



O Linux Deepin é uma distribuição que conquista de imediato os utilizadores pela aparência. Segundo os testes realizados, o Deepin demonstrou também ser um distribuição bastante estável e com boa performance (mesmo testando numa máquina virtual). Para tal pretender testar de imediato, informamos que o Deepin está disponível em LiveCD.

Download: Deepin 11.12.1 32 bits [620MB] | 64 bits [620MB]
Homepage: Deepin