Avançar para o conteúdo principal

Origem do nome dos navegadores


Internet Explorer

Em 1995, a internet era algo novo para praticamente todo mundo. Por isso, explorar o que ela tinha de melhor era uma tarefa árdua e a proposta do navegador era facilitar esse processo. A Microsoft partiu para um nome simples, mas eficiente. O termo “explorer” é de fácil entendimento também em outros idiomas e, por muitos anos, o aplicativo foi o mais utilizado na web.

Chrome

A paixão por carros de um dos designers da Google fez com que o navegador tivesse esse nome. Pode não parecer óbvio, mas a escolha foi feita por ele porque ao ouvir o termo “chrome” o designer associava o termo com carros de alta velocidade. Como ninguém estava satisfeito com os nomes utilizados até então no projeto, o termo foi adotado e se mostrou uma escolha acertada.

Mozilla

No caso da Fundação Mozilla, vale a pena fazer uma distinção entre os termos “Mozilla e “Firefox”. A palavra que dá origem ao nome da fundação foi utilizado como um código interno ainda durante o desenvolvimento do Netscape Navigator. O nome é propriedade de Jamie Zawinski e é uma combinação das palavras “mosaic” (mosaico, em português) e “killer” (assassino, em português).

Firefox

Inicialmente, o Firefox se chamaria Phoenix, mas por problemas legais a Fundação Mozilla precisou trocar o seu nome logo após o lançamento. A segunda opção foi Firebird, mas o nome também estava indisponível. Então, após consultar seus advogados, a fundação decidiu usar o nome de Firefox, um panda vermelho que nada tem a ver com os nomes anteriores.

Safari

A Apple adorou nomes como Panther, Lion, Snow Leopard e Tiger em suas versões de sistema operacional. Qual seria o melhor nome para indicar um aplicativo que permitisse aos consumidores circular em meio a tantas feras? A escolha do nome Safari acabou sendo uma opção natural para a empresa.

Opera

São várias as razões que levaram à escolha do nome Opera. O termo “opera” é igual em diversas partes do mundo e este é um termo bastante enraizado nas mais diversas culturas. Além disso, óperas costumam ser refinadas e de qualidade, ideal perseguido pelos desenvolvedores do browser. Por fim, óperas são uma opção de entretenimento, função que um navegador deve cumprir com maestria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega